Para muitos jovens que estão dando os primeiros passos no mundo do trabalho, encontrar oportunidades acessíveis, flexíveis e rentáveis pode ser um desafio. No entanto, as vendas diretas estão se destacando como uma escolha atrativa e viável para aqueles que buscam uma maneira de ganhar dinheiro enquanto desenvolvem habilidades fundamentais de negócios. Isso se comprova pelos números apurados em pesquisa da ABEVD – 48,1% de jovens entre 18 e 29 anos compõem a base dos empreendedores e vendas direta no Brasil.
O segmento oferece uma série de vantagens exclusivas para os jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais. Um dos principais atrativos é a facilidade de entrada. Ao contrário de muitas outras fontes de renda, as vendas diretas não requerem experiência prévia ou qualificações educacionais formais. Isso significa que os jovens podem começar rapidamente, sem a necessidade de investir em treinamentos, pois as próprias empresas oferecem qualificações específicas.
O estudante Matheus Henrique Bastos Cruz, de 19 anos, começou a vender Royal Prestige há nove meses, estimulado pelos ganhos que os pais estavam conseguindo. “Minha família teve uma virada financeira considerável com as vendas diretas. Eu achei que fosse uma oportunidade de conciliar meus estudos com as vendas e tirar um valor maior do que a maioria dos jovens que entram no mercado de trabalho formal conseguem e estou muito contente com os resultados”, declara.
A flexibilidade também é um dos diferenciais para este público. Os jovens podem ajustar seu horário de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais e compromissos existentes, o que é especialmente benéfico para aqueles que estão estudando ou têm outras responsabilidades. Essa flexibilidade permite que equilibrem o trabalho com outras áreas de suas vidas, promovendo um senso saudável de compensação entre trabalho e lazer.
Outro benefício importante das vendas diretas é a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais de negócios. Desde a comunicação eficaz até as técnicas de vendas e marketing, os jovens envolvidos nas vendas diretas têm a chance de aprimorar uma ampla gama de habilidades que serão valiosas em qualquer carreira futura. Além disso, a natureza empreendedora das vendas diretas oferece aos jovens a oportunidade de assumir responsabilidades, tomar decisões e aprender com os desafios que enfrentam.
“Eu trabalhei fora do país e quando voltei, queria algo que me desse oportunidade de crescimento, com dedicação e comprometimento tenho feito bons rendimentos e aprendido muito. Isso se reflete nos ganhos, mas não só, há muito reconhecimento no segmento, quando você se dedica com empenho, coisa que nem sempre vemos em outras áreas”, revela Marco Aurelio De Paula Silva Santos, de 26 anos.
À medida que mais jovens procuram maneiras de ganhar dinheiro e adquirir experiência profissional, as vendas diretas estão se tornando uma opção cada vez mais popular. Por ser uma oportunidade de empreender sem barreiras, com flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento de habilidades, as vendas diretas oferecem uma rota acessível e emocionante para os jovens que estão dando os primeiros passos no mundo do trabalho.
Além de ser um bom início de vida profissional, o segmento tem potencial para virar atividade e renda principal. Foi o que aconteceu com Gilberto Fabbro, 41 anos, que conheceu a Herbalife aos 23 anos, enquanto cursava o último ano da faculdade de veterinária. “Comecei a vender Herbalife para melhorar minha mesada de R$ 200,00. No primeiro mês de venda fiz R$ 1750,00, no quarto mês, consegui pagar a faculdade no lugar dos meus pais. Me formei, mas nunca trabalhei na área, investi na carreira de empreendedor e não me arrependo. Pra quem está procurando uma primeira fonte de renda, vale a pena começar com um produto que acredita e se empenhar. É possível seguir um caminho que te dá bons rendimentos e liberdade”, defende Fabbro.
Para Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD, participar das vendas diretas permite que os jovens adquiram habilidades práticas que serão úteis em qualquer aspecto de suas vidas profissionais, como autogerenciamento, organização, comunicação e técnicas de venda. “Muitas empresas, inclusive, oferecem treinamentos nestas áreas para melhorarem os resultados etc. É uma maneira emocionante de ganhar dinheiro enquanto desenvolve habilidades essenciais que serão valiosas ao longo de suas carreiras em qualquer área”, afirma.
A especialista afirma que muitos jovens brasileiros estão optando por alternativas ao regime tradicional da CLT, buscando modalidades de trabalho que ofereçam mais flexibilidade, como freelancing ou projetos autônomos e com possibilidades de ganhos altos, motivados pelo universo de influenciadores. “Houve uma mudança nas expectativas e nos valores de trabalho entre os mais novos, com uma clara preferência por flexibilidade e autonomia, tanto no contexto nacional quanto em um panorama global”, finaliza.
Seis dicas para começar:
Escolha um produto ou serviço alinhado com seus interesses: procure um produto ou serviço que realmente goste e acredite. Isso torna a venda mais natural e autêntica, aumentando a confiança e a motivação.
Invista em treinamento e desenvolvimento: destaque a importância de participar de treinamentos e workshops oferecidos pela empresa de vendas diretas. Isso pode incluir habilidades de comunicação, técnicas de vendas e conhecimento aprofundado do produto.
Utilize as redes sociais para construir uma presença online: use plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para promover produtos, interagir com clientes e construir uma marca pessoal.
Desenvolva habilidades de comunicação e networking: é importante desenvolver habilidades interpessoais, como ouvir ativamente, ser persuasivo e construir relacionamentos. Participe de eventos de networking e se conecte com outros profissionais de vendas diretas para abrir portas a novas oportunidades.
Estabeleça objetivos claros e mantenha-se motivado: defina objetivos de vendas claros e alcançáveis. Manter a motivação pode ser um desafio, por isso é útil celebrar pequenas vitórias e se manter atualizado com tendências e novidades do mercado.
Empresas de credibilidade: procure empresas sérias, que tenham história reconhecida e que possam te orientar e apoiar.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros.
A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. Em 2019, a WFDSA concedeu o Gold Status de boas práticas e padrões organizacionais de desempenho à associação brasileira e, pelo 3º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status 2020, 2021 e 2022, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação.
contato@dezoitocom.com.br | www.dezoitocom.com.br
instagram.com/@dezoitocom | facebook.com/DezoitoC
Samara Ignácio
samara.ig@dezoitocom.com.br
16. 99173.0963
Luciana Mendonça
luciana.mendonca@dezoitocom.com.br
11. 97575-9175
Khadijah Calil
khadijah.calil@dezoitocom.com.br
13. 996420918
Larissa Andrade
larissa.andrade@dezoitocom.com.br
11. 993974040
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA BEATRIZ ANDRADE
larissa.andrade@dezoitocom.com.br