São Paulo, outubro de 2024 – Já estão no ar os episódios da aguardada fase final do Kwai Chef, batalha culinária pioneira no formato de vídeos curtos apresentada pela ex-BBB Beatriz Reis, a Bia do Brás. Os vídeos reúnem os cinco finalistas da disputa, cada um representando uma região do país, sendo desafiados a preparar uma marmita caprichada na cozinha dos estúdios do Tastemade, parceiro oficial do Kwai Chef, em São Paulo.
Bia e os co-apresentadores do programa, os criadores de conteúdo Bernardo Soares, jovem catarinense que comanda o bombado perfil Reviews do Mustache, e Paloma Souza, atriz e apresentadora baiana, foram os responsáveis por experimentar e dar o veredito para cada prato.
E a escolha não foi nada fácil, já que os finalistas capricharam na hora de fazer e apresentar suas quentinhas, todas com ingredientes típicos regionais. Lina Bg, paraense representante da região Norte do país, serviu um baião de dois com jambu e filé de tambaqui crocante, vinagrete com tucupi e farofa de carne seca com purê de banana da terra. Já Girlania, finalista do Nordeste, trouxe o sotaque pernambucano representado numa marmita de macaxeira com carne de sol e queijo coalho. A goiana Nilza, cozinheira de mão cheia do canal Cozinha Prática, apresentou uma galinhada com farofa e uma surpreendente salada de jiló, com a cara do Centro-Oeste. E Priscila Lima, criadora mineira-capixaba do Canal Viver de Comida, do Sudeste, preparou um arroz com costelinha suína e couve refogada. Todos os pratos foram muito bem recebidos pelos jurados, porém, a receita campeã veio do Sul do Brasil, com o curitibano Léo Anterio mandando um arroz carreteiro com farofa de pinhão.
Léo Anterio, o campeão do Kwai Chef
Leonardo Anterio tem 26 anos e é de Curitiba, no Paraná. Ele cresceu na capital do Estado e desde pequeno percebeu que tinha uma relação especial com a cozinha, muito influenciado pelas matriarcas da família, como a mãe. Aos 15 anos, teve a oportunidade de empreender para um projeto social, trabalhando com chocolate fazendo ovos de colher. Foi então que descobriu a sua paixão por doces, parte da qual sempre mais gostou da culinária.
Formou-se em gastronomia, especializou-se em confeitaria clássica e se tornou um especialista em fazer macarons, doce francês delicado e considerado complexo de fazer.
Influenciado pela esposa, inscreveu-se para participar do Bake Off Brasil, reality show de confeitaria do SBT, e foi lá que pegou gosto pelas câmeras e pela criação de conteúdo. Ele se deu tão bem com a dinâmica do programa que acabou como vice-campeão. “Eu não tinha muita experiência fazendo bolos e tortas mais complexos, mas fui aprendendo e aperfeiçoando ao longo do programa”, diz o chef.
No Kwai Chef, Léo foi colocado fora de sua zona de conforto, uma vez que o desafio era fazer pratos salgados. A experiência com o dia a dia na frente do fogão aliada a um traquejo para cozinhar em frente às câmeras o ajudaram a levar o título: um dos destaques, além do arroz carreteiro, foi o vídeo que o levou à final, com a receita de um barreado, ensopado de carne paranaense feito na panela de barro. “Foi uma experiência muito boa e gratificante pra mim, pois pude aprender bastante com tudo que rolou nesse reality, bem diferente de tudo de que já participei. Obrigado, Kwai!”, completou.
Ao final do programa, Leo ainda recebeu uma surpresa: um vídeo do confeiteiro norte-americano Cake Boss, anunciando que ele se encontrará com o vencedor do Kwai Chef para a divulgação de seu novo programa, “Cake Dynasty”.
O Kwai Chef 2024
O Kwai Chef foi idealizado para descobrir os diversos sabores e receitas de Norte a Sul do país. Para participar da primeira etapa, era preciso postar um vídeo no Kwai utilizando a hashtag #kwaichef, que mostrasse o preparo de uma receita de família. Foram convidados cinco criadores de gastronomia famosos no app de cada região do país para a avaliação dos vídeos: Thiago Barros (Região Norte); Nathanny Dias (Região Nordeste); Rosangela Rigoni (Centro-Oeste); Jobson Amancio (Sul); e Eloá Almeida (Sudeste). Os jurados selecionaram três usuários em cada região para as semifinais, cujo desafio foi pautado por um prato típico regional ou local. Cinco criadores foram escolhidos para a final: o Canal Viver de Comida (Sudeste); Lina bg (Norte); Dani e Nilza, mãe e filha do Cozinha Prática (Centro-Oeste); Girlania e seu canal Rotina da Casa 90 (Nordeste); e Léo Anterio (Sul).
Confira os episódios da final direto do perfil oficial do Kwai Brasil ou separados por vídeos:
Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que os usuários criem seu próprio conteúdo e compartilhem vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível. Com a missão de fazer as pessoas brilharem, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Saiba mais em: kwai.com.
Informações para a Imprensa:
kwai@giusticom.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIEL HSU CORDEIRO DE BRITO
gabriel.hsu@giusticom.com.br