Os fraudadores estão usando táticas cada vez mais sofisticadas para enganar os consumidores e tirar seu dinheiro, mas existem medidas práticas e imediatas que você pode tomar se tiver sofrido um golpe.
Como profissional da indústria financeira com uma longa história de combate à fraude, recebo ligações de amigos e parentes quando o pior acontece e eles me dizem que responderam a um golpe. Nunca é uma conversa que gostaria de ter, mas se os artigos recentes servirem como alerta, as pessoas podem ter mais informações e menos surpresas de golpe.
A própria pesquisa desenvolvida pela FICO sobre fraudes, mostra que 68% dos consumidores ao redor do mundo receberam uma mensagem de texto, e-mail ou ligação não solicitados que pensaram ser parte de um golpe. No Brasil esse recorte é de 63% e cerca de 65% dos brasileiros afirmam que amigos e/ou familiares já foram vítimas de fraude. Portanto, não é surpresa que os fraudadores consigam passar por nossas defesas de vez em quando. Para além das boas práticas do que os bancos podem fazer para ajudar a combater fraudes e golpes, trago aqui alguns passos práticos para que qualquer pessoa esteja atenta e tenha uma postura preventiva.
Dados sensíveis comprometidos
Correspondências abertas não são, necessariamente, um sinal de roubo de identidade, às vezes essas coisas acontecem durante o transporte. Além disso, a triste realidade é que os dados de todos estão por aí em algum lugar. Mas, para garantir, vale tomar as seguintes medidas:
– Utilize a tecnologia disponível nas instituições financeiras e bureau de crédito para receber um alerta de possível fraude ou use de crédito para que a comunicação aconteça em tempo real. É uma forma de adicionar camadas de proteção e dificulta aos fraudadores abrir novas contas em seu nome;
– Monitore suas contas bancárias. Fique de olho nos extratos, faturas de cartão de crédito e em qualquer outra conta financeira em busca de atividades suspeitas. Inscrever-se para alertas de conta, seja através de um aplicativo móvel, banco online, mensagens de texto ou outro canal, pode fornecer atualizações em tempo real para qualquer atividade autorizada ou não autorizada na conta.
– Permaneça vigilante. A fraude, especialmente o roubo de identidade, pode não ser imediatamente aparente. É vital manter o controle de sua situação financeira nas semanas e meses subsequentes.
Táticas de Engenharia Social
Aqui as táticas são diversas, dados fornecidos por telefone para pessoas que se apresentaram como representantes do banco, ou o preenchimento de um formulário em um site após clicar em um link de um e-mail convincente – mas que se revelou ser um golpe de phishing.
– Controle de danos: Se as informações fornecidas forem números de cartão de crédito ou senhas, agir rapidamente é crucial. Acione imediatamente o banco ou empresa do cartão de crédito para relatar o incidente e solicitar o congelamento ou cancelamento de suas contas, se necessário. É muito importante manter a calma;
– Alterar senhas: Mude todas as senhas que possam ter sido comprometidas. Isso inclui não apenas suas contas bancárias e financeiras, mas também seus e-mails, redes sociais e quaisquer outras contas online. Os últimos tipos de contas podem não ser óbvios, mas são igualmente importantes, pois uma conta de e-mail é frequentemente o veículo mais usado para redefinir senhas e, em alguns casos, fazer login em uma conta.
Manter a calma é fundamental. Em geral, quando nos apressamos, cometemos erros. É importante lembrar disso – e lembrar que provavelmente foi uma das causas de toda a confusão em primeiro lugar.
– Contatos primários: Além da senha do e-mail, habilitar a autenticação de dois fatores pode ser uma maneira imediata de combater a tomada de uma conta. Se o golpista conseguir acessar a conta antes que tenha conhecimento do golpe ele pode redirecionar quaisquer comunicações de autenticação para um e-mail ou telefone sob seu controle, deixando a vítima em maus lençóis.
– Educar-se: Use essa experiência como uma oportunidade de aprendizado. Ajude outras pessoas a entender como o golpe funcionou e quais sinais de alerta. Compartilhar links com iniciativas de conscientização e esclarecimentos sobre golpes também é uma boa opção. O conhecimento é poder, e quanto mais as pessoas souberem sobre golpes e táticas comuns, melhor equipados estarão para identificá-los no futuro.
– Denunciar o golpe: Denunciar o golpe ao banco e às autoridades relevantes pode ajudar a evitar que outros sejam vítimas.
– Permanecer alerta: Os golpistas estão constantemente inventando novos truques, então aborde qualquer comunicação não solicitada com muita cautela.
Exemplo 3: O Pagamento ou Transferência Mal Aconselhado
Goste ou não, os golpistas são muito convincentes – a ponto de pessoas serem enganadas e enviarem somas de dinheiro que mudam suas vidas. Nessas situações, quando alguém transferiu dinheiro por meio de um sistema de pagamento em tempo real, como o PIX, novamente é importante permanecer calmo e o mais racional possível. Então é hora de avaliar a situação e tomar as medidas apropriadas.
– Primeiro, avalie qual conta foi usada para a transferência? Foi uma conta corrente de uso diário, ou talvez uma conta poupança? Saber de onde vieram os recursos pode ajudar a entender o impacto imediato em sua vida financeira;
– Segundo, quem fez a transferência? Este é um cenário comum conhecido como fraude de pagamento autorizado, que está crescendo em escala ao redor do mundo. Se a vítima iniciou a transferência, é provável que a própria conta não esteja comprometida, mas se eles deram acesso a um criminoso, a vítima precisará tomar medidas imediatas;
Entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível e explicar a situação é fundamental. Ir direto a uma agência pode acelerar a resolução, mas a vítima deve estar preparada para passar por etapas de identificação demoradas. Os funcionários do banco são treinados para passar por uma rigorosa verificação de identidade para eliminar possíveis golpistas que se passam por clientes em pânico.
Agir rapidamente dará à vítima a melhor chance de recuperar quaisquer recursos enviados como parte de um golpe. Como os pagamentos em tempo real movimentam o dinheiro imediatamente, há uma janela de tempo extremamente pequena para o banco tentar recuperar essa transferência.
Seguir em Frente Após um Golpe
Responder a um golpe pode ser uma experiência assustadora, mas não é o fim do mundo. Embora algumas soluções possam mudar de país para país, as recomendações gerais de monitoramento de contas, alteração senhas e denúncia do golpe às autoridades relevantes se aplicam a todos — independentemente da geografia.
Mantendo a calma, agindo rapidamente e aprendendo com a experiência, você pode minimizar os danos e se proteger contra futuros golpes. E lembre-se, você não está sozinho — peça apoio e orientação a amigos, familiares ou até mesmo profissionais. Estamos todos juntos nisso!
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CIBELY TOLLER
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