O setor gastronômico tem experimentado inúmeras inovações na medida que a harmonização de bebidas e pratos se torna cada vez mais popular. De acordo com dados do Relatório Global de Consumo da Kirin Holdings, o Brasil é o terceiro maior país em consumo no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, representando 7,8% do consumo global do mercado.
Embora os vinhos tradicionalmente dominem este cenário, a cerveja tem ganhado espaço e destaque, mostrando-se uma escolha sofisticada para acompanhar os mais variados tipos de alimentos. Diante desse cenário, Eduardo Sena, apresentador do podcast Hora do Gole, influenciador da Black Influence e especialista em cerveja, traz 4 dicas para harmonizar a bebida com variados tipos de pratos.
1 – Chocolate
As combinações entre cerveja e chocolate podem soar estranhas ao paladar. No entanto, a mistura cria novos sabores e sensações. Para sobremesas com chocolate ao leite, uma sugestão é harmonizar com cervejas do estilo Stout e Bock. Já os chocolates meio amargos vão bem com cervejas que trazem um malte tostado e um dulçor leve, como Dunkel. Por fim, o chocolate branco com sua textura mais pastosa e sabor bem adocicado complementa o sabor com cervejas mais frutadas, como as fruit lambics.
2 – Carnes
Quando o assunto é carne, a combinação ideal precisa levar em consideração o tipo de peça. Mas de forma geral, podemos começar combinando cervejas mais leves e suaves, como Pilsen ou Weiss, com carnes menos gordurosas e preparadas com temperos mais suaves. Carnes mais gordurosas, como a picanha, ficam ótimas com cervejas mais complexas e de sabor mais intenso, como uma Pele Ale, Brown Ale ou IPA.
3 – Massas
Para harmonizar cerveja com massas, o ideal é considerar os diferentes molhos e eventuais recheios. A massa, em si, costuma ser neutra e combina muito bem com o malte presente nas bebidas. Em pratos com molho branco, uma cerveja de trigo do tipo Weizen traz aromas, complexidade e equilíbrio. Já em pratos com molho vermelho, uma sugestão é combinar cervejas maltadas e com amargor baixo, como uma Amber Lager.
4 – Frutos-do-mar
Em pratos com peixes mais gordurosos, como atum ou salmão, uma cerveja de estilo encorpado e teor alcoólico maior é uma boa alternativa, como uma Belgian Strong Ale. Para acompanhar peixes fritos, caranguejos e até camarão, a sugestão é um estilo mais leve, como Lager, ou mais refrescante, com Witbier, que traz notas de laranja que dão citricidade e refrescância ao prato.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
laise@oliverpress.com.br