No último dia 12, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) com dados que demonstram o crescimento do setor varejista brasileiro no mês de julho, totalizando 5,1% no acumulado de janeiro a julho de 2024. O número é maior do que o registrado para o acumulado nos últimos 12 meses, que foi de 3,7%. O comércio contribuiu com 368 mil novos postos de trabalho a mais dos que foram ofertados no trimestre anterior.
Além dos dados animadores, o comércio conta ainda com festividades que movimentam o país no segundo semestre, demandando mão de obra extra e qualificada para atender o aumento de público que vai às compras. Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) projeta um aumento de 6% nas contratações até setembro, em comparação com o mesmo período de 2023, o que significa a abertura de cerca de 645 mil vagas temporárias. O comércio representa 15% desse total.
Segundo Flavia Mardegan, especialista em vendas e planejamento estratégico comercial, engana-se quem acredita que um bom vendedor já nasce pronto. E também quem acha que contratações temporárias não precisam de critérios no processo seletivo.”Vender não é um dom inato, como muitos pensam. É necessário muito preparo e treinamento adequados para que uma pessoa se torne um vendedor de sucesso e conquiste clientes”, afirma. Flavia, inclusive, acaba de lançar o seu mais novo livro, “Vendas: Ciência ou Intuição?”, pela Editora Gente, que considera como um verdadeiro guia para vendedores, gestores e empresários. “Criei e testei uma metodologia que foi aprovada por milhares dos meus mentorados. Falo de conceitos estratégicos e dou dicas valiosas para o alcance da excelência no setor”.
Para Mardegan, o verdadeiro vendedor precisa de estudos e capacitações para conseguir se destacar na área. E que mesmo que a contratação seja temporária, alguns cuidados devem ser tomados, para que o efeito não seja o contrário do esperado. “Não adianta achar que a pessoa por ser extrovertida e simpática vai saber vender. Não é sobre isso. É sobre ela entender o que significa o processo de vendas, o seu papel neste processo, o que ele precisa entregar para o cliente. E, muitas vezes, é nas contratações temporárias que encontramos pessoas com essa disposição para aprender e crescer”.
No Brasil, a força de vendas é composta por aproximadamente 3,5 milhões de vendedores, conforme dados da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Dados de uma pesquisa feita pela Sales Force em 2023 mostram que 69% dos vendedores brasileiros afirmam que vender está mais desafiador do que nunca.
“Esse ambiente desafiador exige múltiplas habilidades, desde a construção de processos eficazes até a aplicação de técnicas de marketing de indicação e a compreensão de padrões biológicos que influenciam o comportamento do consumidor. Ou seja, é necessário ter conhecimento não somente do produto que se está vendendo, mas também da concorrência e de como se relacionar com colegas e clientes. Com investimento em aprendizado, qualquer pessoa pode se tornar um vendedor de sucesso”, conclui Flavia.
Os insights e estratégias práticas de especialistas como Mardegan, ajudam a impulsionar resultados, deixando varejistas e vendedores mais preparados no enfrentamento dos desafios e no aproveitamento das oportunidades no mundo das vendas.
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CYNTHIA SILVA CASTRO
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