A Polpanorte, líder nacional de produção e venda de açaí (Scantech), tem planos competitivos quando o assunto é exportação. A indústria alimentícia, que nasceu no Paraná, hoje conta com mais de 130 produtos no portfólio e 40 mil pontos de venda no Brasil. E a capilaridade internacional também tem se intensificado a cada ano. Presente em 21 países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos, a marca tem registrado um aumento consistente nas exportações e a expectativa é que até 2025 o mercado internacional tenha uma participação de 10% no total de vendas.
Para que esse aumento aconteça, a participação em eventos fora do país é indispensável. Em 2024 a companhia participou da Gulfood, em Dubai, e da Summer Fancy Food, em Nova Iorque. E esse mês aterrissou na Europa, para a Sial Paris 2024, entre os dias 18 e 23 de outubro. O principal objetivo é dar mais visibilidade à marca, além de compreender ‘in loco’ as demandas particulares de cada mercado que pretendem atingir.
“A Sial é uma feira muito importante para nós, que estamos com um grande projeto de internacionalização. Um local onde podemos encontrar parceiros e compradores do mundo todo. Nosso modelo de negócio não envolve apenas relações de compra e venda, mas sim parcerias duradouras, estruturadas, que vão nos levar a outros patamares nos países em que ainda não atuamos ou temos uma participação tímida”, diz João Zeppone, CEO da Polpanorte.
Bruno Folharini, Gerente de exportação da empresa, reforça que essas experiências permitem também a conexão com os fabricantes, distribuidores e varejistas de outros países. “Escutamos, pesquisamos e entendemos os feedbacks dos clientes, para que possamos atender as necessidades específicas de cada público. Estamos ampliando nossa presença internacional por meio de muito estudo”, comenta.
Graças a um planejamento estratégico arrojado, que combina diversas frentes de atuação, a empresa vem conquistando cada vez mais o mercado nacional e expandindo para o exterior. O foco total na qualidade do produto, ou seja, oferecer um mix perfeito de cremosidade e sabor, é um dos diferenciais da companhia.
“Nossos produtos exaltam os sabores tipicamente brasileiros, como açaí, maracujá, acerola, cupuaçu, e temos muito orgulho de poder levar isso para fora do país, aprender mais sobre os hábitos dos consumidores locais e de ter a oportunidade de mostrar que os frutos da nossa terra podem fazer parte da rotina de pessoas de todo o mundo”, diz Carlos Bentim Head Comercial & Marketing da Polpanorte.
A companhia fechou 2023 com crescimento de 33% no comparativo com o ano anterior, ultrapassando a casa dos R$400 milhões de faturamento, sendo o açaí o responsável por mais da metade desse volume. Para 2024, a expectativa de faturamento é de R$ 540 milhões, um crescimento de em torno de 30%.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELE CARVALHO DE SANTANA
michele@conteudoempresarial.com.br