A O-I Glass, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, vem desenvolvendo soluções personalizadas para reduzir o peso das garrafas de vidro, preservando qualidade e segurança. Um exemplo dessa inovação é a garrafa redesenhada para a Natu Nobilis.
Anteriormente produzida no formato quadrado, a garrafa foi reformulada para o formato cilíndrico, sem descaracterizar o produto e a marca. Ou seja, dimensões como altura, largura e litragem foram mantidas. A mudança resultou em uma redução significativa de peso, com 105 gramas a menos, o equivalente a 17,5% menos peso em relação à garrafa anterior. Além disso, o aspecto mais elegante e moderno, tem despertado atenção dos consumidores nas gôndolas.
Para chegar à redução ideal de peso, a O-I Glass utiliza a plataforma ULTRA. “Com essa ferramenta, realizamos estudos e avaliamos diversos fatores que apontam o nível ideal de diminuição de peso para manter a garrafa segura. A tecnologia ajuda nesse caminho, pois com novos softwares de suporte, os designers conseguem projetar as garrafas de uma forma bem otimizada, sabendo onde a parede pode ser mais fina ou deve ser mais grossa”, explica Raíssa Manzoli, especialista da Categoria de Bebidas Alcoólicas da O-I Glass.
Benefícios
A redução do peso de garrafas de vidro contribui para uma cadeia de produção mais sustentável, com menor consumo de matéria-prima, energia e emissões de poluentes. “A busca por soluções mais sustentáveis é uma tendência crescente no mercado. A demanda por embalagens mais leves e eficientes é cada vez maior, e a O-I Glass está à frente, oferecendo soluções inovadoras que aliam design, qualidade e sustentabilidade”, complementa Raíssa Manzoli.
Segundo Alexandra Motta, diretora de Operações da Pernod Ricard, a decisão de mudar a embalagem demonstra o foco da empresa no consumidor e no meio-ambiente. “O benefício direto de embalagens mais leves é a redução no consumo de matéria-prima, a economia de energia e a otimização do transporte. Produtos mais leves significam cargas mais leves e menos combustível consumido, levando a menores emissões de CO2”, destaca.
“A Pernod Ricard está comprometida com a economia circular e a redução do impacto de carbono, adotando práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, incluindo a redução do peso das embalagens como um dos pilares principais. Além disso, a empresa está focada em desenvolver embalagens sustentáveis por design, eliminando embalagens de uso único e aumentando o conteúdo reciclado em seus produtos. A parceria com a O-I Glass tem sido importantíssima, pois compartilhamos os mesmos valores”, completa Alexandra Motta.
Sustentabilidade
O vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.
Sobre a O-I Glass
Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser um dos produtores líderes de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022. Saiba mais sobre nós: O-I / Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA PENTEADO
anapenteado@amazonascomunicacao.com.br