Por quatro anos, em um cantinho escondido na Rua Saldanha Marinho (nº1070), a Local Pães e Cafés cresceu e fez seu nome com os moradores da região. Oferecendo produtos de alta qualidade, se consagrando como a “padaria do bairro”, unindo insumos orgânicos, técnicas de produção tradicionais e curadoria de fornecedores. Cada fornada que sai da Local é única, e o sucesso com os clientes foi tanto, que o espaço de aproximadamente 40m² ficou pequeno. A solução? Um imóvel na Alameda Prudente de Moraes, localizado a pouco mais de 130 metros da loja atual, com o triplo da área física. A previsão de abertura fica para outubro de 2024.
Mais do que área útil, o novo imóvel da Local precisava garantir que a padaria não perdesse sua essência, apenas agregando à experiência dos clientes já fiéis. “Sempre fomos movidos pelos clientes, fazemos o melhor para unir a qualidade dos produtos com a experiência que proporcionamos a todos que frequentam a padaria. Tudo precisa ser condizente,” diz Mateus Campos, padeiro e um dos sócios responsáveis pela Local.
Para Mateus, a busca pela experiência ideal alinhada ao desenvolvimento do menu, norteou as decisões da expansão, que buscava fugir do padrão mantendo um diálogo claro com clientes antigos e novos. “Queríamos pegar tudo de bom que tem no ponto pequeno, evoluir, tornar melhor desde a experiência do balcão, desenvolver essa experiência que já promovemos para que os clientes se sintam confortáveis para ficar ainda mais tempo na loja,” complementa.
O novo espaço permite que os sócios explorem ainda mais suas criatividades, realizando a produção de insumos próprios, além de permitir mais testes e aprimoramentos nas receitas, junto com a ampliação da área de empório, e os três principais nortes da padaria: Comida de Padoca, Cafés e Panificação para Casa, seguindo, todas, o conceito principal: uma busca pelo processo mais artesanal, com uma forte curadoria de fornecedores, serviços e produtos, priorizando produtores pequenos e de preferência regionais (de onde vem o nome, Local), com quem possam ter uma boa proximidade e relação.
Nascida da vontade de criar produtos saborosos com insumos regionais, a Local é a união de três sócios: Mateus Campos, padeiro, Conrado Weber, barista, e Matheus Krauze, empreendedor responsável pela rede SOFT Ice Cream. Campos, que conheceu a panificação quando trabalhava como cozinheiro, via no mercado um uso crescente de farinhas importadas, com custo alto que consequentemente aumentavam também o valor do produto final. Sabendo da qualidade dos insumos regionais, cresceu o sonho de desenvolver pães saborosos, que pudessem alcançar um número maior de pessoas, e viu na panificação com fermentação natural, o caminho ideal para isso. “Pão já existia muito antes do fermento biológico e eu queria voltar a essa forma de fazer pão, usando o que temos de melhor regionalmente,” diz o padeiro.
Junto à Conrado, iniciaram a operação em um espaço de um hostel, próximo ao Museu Oscar Niemayer (MON), operando em eventos e cafés da manhã. Porém, com o início da pandemia, o ponto em que estavam fechou, e a Local precisou buscar um novo imóvel. Entra na história da padaria, então, Matheus Krauze. Amigo dos sócios e empreendedor, Matheus sugeriu o ponto da Saldanha Marinho, onde a padaria ficaria por quatro anos, e iniciou junto a eles um trabalho administrativo, virando oficialmente sócio alguns meses depois.
Hoje, os já famosos pães da Local podem ser encontrados em diversos restaurantes pela cidade, e no espaço físico, o carro-chefe é o Pão da Casa, que leva farinhas branca e integral de trigo orgânico, moídas pela família Gabe (Paullinia), no extremo oeste do Paraná. “O novo espaço vai permitir que sonhos antigos se tornem realidade, estamos bastante felizes com essa novidade que 2024 nos trouxe,” complementa Campos.
A nova Local Pães e Cafés vai funcionar, a partir do mês de outubro, na Alameda Prudente de Moraes (nº 1106), no Centro de Curitiba. A casa vai funcionar de quarta a domingo, das 09h às 18h. Para mais informações, acesse o perfil oficial da Local no Instagram (@local.paesecafes).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EMILIA RODRIGUES SILVEIRA
emilia@pmaisg.com.br