O comportamento do consumidor vem sendo fortemente influenciado por fatores climáticos. De acordo com dados da Scanntech, líder de inteligência em soluções para o varejo e indústria, a maior temperatura da história para o mês de junho impeliu a escolha de bebidas mais refrescantes, como refrigerantes, que registraram em junho’24 um aumento de 18,8% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. A venda de cerveja cresceu 7,1%, e os sucos, por sua vez, 9,6%. Essas foram as categorias que mais se destacaram para o crescimento da cesta. Segundo os dados, a cesta de bebidas teve aumento de 7,9% nas vendas unitárias e de 1,7% no preço. Com esse cenário, a categoria foi a que mais impactou o crescimento do canal alimentar.
A análise da Scanntech aponta ainda que, apesar da desaceleração no faturamento em relação ao recorde do ano de 10% registrado em maio, o canal alimentar manteve crescimento de quase 5% em junho. O número é decorrência, principalmente, do aumento de preços, de 3,8% em junho quando comparado ao mesmo mês do ano passado, uma vez que as vendas unitárias cresceram 1%. A cesta de mercearia básica, que apresentou variação positiva de 7,8% em maio, registrou queda em junho, uma retração de -0,3% em faturamento e -5,5% nas vendas unitárias, com feijão, farinha e açúcar sendo os itens com as maiores quedas, e as que mais contribuíram para a queda da cesta.
As temperaturas altas para o período também se refletiram nas categorias que tiveram maior crescimento em relação ao mesmo período de 2023. O sorvete registrou um aumento de 30,6%, e a água cresceu 25,2% em comparação com o ano anterior.
TOP 10 CATEGORIAS EM CONTRIBUIÇÃO DE FATURAMENTO – Jun’24 x Jun’23
Produtos
Porcentagem de maior contribuição no faturamento
Refrigerante
13,8%
Arroz
9,1%
Cerveja
9%
Iogurte
4,6%
Frango in natura
3,4%
Suco
3,1%
Café
3,1%
Água
2,7%
Energético
2,7%
Sorvete
2,4%
Quanto à regionalização, todas as regiões apresentaram crescimento em vendas, com destaque para a região Norte, que cresceu 10,6%. O Sul do Brasil foi a segunda mais relevante, com 7,7%, uma troca de posições em relação à tendência de maio. A tragédia climática do Rio Grande do Sul foi um fator que acabou impactando os números da região, uma vez que a população, após as perdas sofridas, teve que recompor os seus estoques. A terceira região com maior índice foi a Centro-Oeste, com 6,2%. Essas três localidades tiveram aumento acima da média de 4,8% registrada em todas as regiões. O produto em comum que cresceu em todas as cinco regiões foi a água.
Por sua vez, a cesta junina apresentou retração de preços e de vendas unitárias em relação ao ano passado, resultando em uma queda de 1,8%. O faturamento dessa cesta foi afetado pelas altas temperaturas, que reduziram as vendas de vinho e amendoim, e pela queda nos preços de commodities, como trigo e milho. As regiões Sul e Nordeste, que tiveram maior participação da cesta de festa junina no mercado, apresentaram a menor queda de faturamento. Já o consumo de produtos de açougue da categoria aumentou devido à queda nos preços, com um crescimento de 6,4%.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.
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MARIANA FIORINI FELIPE
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