O impacto das experiências ao vivo nas compras on-line, ou live shopping, deixa claro que o consumidor moderno está carente por interatividade. Estratégias de live commerce tem contribuído para aumentar o engajamento do consumidor on-line. E a sua empresa, já está vivendo a era das transmissões ao vivo ou vai ficar de fora?
Não é nenhum segredo que o mercado está em constante evolução. A novidade do momento são as live shopping, em uma estratégia de live commerce, modalidade de venda que ocorre via transmissões ao vivo, onde os produtos são apresentados.
De acordo com o recente relatório Zendesk CX Trends, boa parte das empresas enxergam potencial na funcionalidade. Contudo, estão atrasadas em sua implementação. Até o momento, apenas 33% aderiram ao comércio conversacional e 56% planejam investir no modelo ainda em 2024.
Ainda dá tempo da sua companhia sair na frente e conquistar um lugar de destaque!
Neste post, explicamos o conceito de Live Shopping, por que virou tendência, como as transmissões ao vivo influenciam o comércio digital e qual o real impacto das experiências ao vivo nas compras on-line. Leia até o final e fique por dentro!
Como as transmissões ao vivo influenciam o comércio on-line?
Preço baixo, produto de qualidade e bom atendimento são elementos vitais para o sucesso no meio digital. Contudo, o consumidor moderno quer mais! Ele anseia por interatividade e é aí que entram as transmissões ao vivo, tornando o comércio on-line mais dinâmico, oferecendo ao cliente o diferencial que busca.
Qual a relação entre comércio conversacional e live streaming?
O comércio conversacional é uma grande tendência no meio on-line, que ganhou força a partir da transformação digital. A tecnologia revolucionou a maneira como os clientes interagem com as marcas, ampliando as possibilidades.
O impacto das experiências ao vivo nas compras on-line por meio das live shopping permitiu a interação em tempo real, um verdadeiro fenômeno que faz sucesso em países da Ásia, mas que também vem se expandindo para o mundo todo.
Entre os benefícios da prática, destacamos a humanização do processo de compra, que envolve o cliente e se torna muito mais próxima e cativante do que os meios tradicionais. Ademais, é possível conhecer melhor o produto e obter dicas de especialistas, gerando uma experiência de compra mais rica e atrativa.
Com base nisso, podemos dizer que a relação entre live streaming e comércio conversacional se mostra bastante promissora para o futuro do comércio on-line.
Como funciona o live commerce?
O live commerce funciona como qualquer transmissão on-line. A diferença é que tem, como foco, a apresentação de produtos para a audiência.
O vendedor atua como influenciador/consultor, explicando as funcionalidades de cada item para os clientes, que podem tirar suas dúvidas em tempo real e até comprar sem sair da plataforma.
Perceba como a proposta se mostra atrativa, uma vez que o consumidor é capaz de interagir com o vendedor, estimulando seu engajamento. Dessa forma, vendas e suporte se unem para criar um experiência mais personalizada e satisfatória.
Apesar de todo esse potencial, até o momento, foram poucas as empresas que de fato aderiram à novidade. De acordo com o relatório da Zendesk, os consumidores se queixam que só conseguem fazer compras diretamente em conversas de chat com agentes em 34% das ocasiões.
Esse dado nos revela duas coisas importantes:
- os consumidores desejam poder comprar via transmissões ao vivo;
- são poucas as empresas que oferecem a modalidade de relacionamento;
- há muito espaço para quem deseja explorar a tecnologia e sair na frente.
Ou seja, vivemos um momento único, com ótimas oportunidades de crescimento para quem estiver disposto a investir na novidade.
E como as estratégias de live commerce influenciam o engajamento do consumidor on-line e impactam sua decisão de compra? É o que abordamos a seguir. Confira!
Qual o impacto das experiências ao vivo nas compras on-line?
O principal impacto das experiências ao vivo nas compras on-line está em incentivar o engajamento por parte do cliente, que assume um papel ativo, interagindo com os vendedores e participando da live streaming, graças ao comércio conversacional.
Assim, o impacto das Live Shopping nas experiências on-line está em criar um ambiente interativo, onde o consumidor pode participar, manifestar sua opinião, tirar dúvidas, receber sugestões, etc., tornando a experiência do cliente mais rica.
Uma ótima estratégia para alavancar a modalidade de compra é criar promoções especiais, com ofertas exclusivas para quem está acompanhando a live, distribuindo cupons de desconto válidos apenas durante o período da transmissão.
Essas são algumas das possibilidades para estimular o engajamento do público, aumentar a audiência e criar um sentimento de urgência para realizar a compra.
Como acompanhar as novidades mais quentes do mercado?
A tendência do live shopping está em proporcionar uma experiência de compra interativa, a fim de aumentar o engajamento do consumidor on-line por meio da união entre o comércio conversacional e as live streamings.
O resultado é um evento on-line super atrativo, que traz o cliente para perto e estimula sua participação.
Assim, as estratégias de Live Commerce ampliam o leque de possibilidades das empresas, ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de relacionamentos mais fortes, ajudando a consolidar a imagem de uma marca moderna e preocupada em oferecer a seu público as maiores novidades da transformação digital.
Você pode saber mais sobre esta e outras novidades promissoras para o futuro do mercado conferindo a íntegra do relatório CX Trends, publicado pela Zendesk.