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Home»DIVERSOS»Impacto das live shopping nas experiências on-line: o que muda?

Impacto das live shopping nas experiências on-line: o que muda?

Escrito por Redação I Love E-commerce7 de agosto de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
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O impacto das experiências ao vivo nas compras on-line, ou live shopping, deixa claro que o consumidor moderno está carente por interatividade. Estratégias de live commerce tem contribuído para aumentar o engajamento do consumidor on-line. E a sua empresa, já está vivendo a era das transmissões ao vivo ou vai ficar de fora?

 

Não é nenhum segredo que o mercado está em constante evolução. A novidade do momento são as live shopping, em uma estratégia de live commerce, modalidade de venda que ocorre via transmissões ao vivo, onde os produtos são apresentados.

 

De acordo com o recente relatório Zendesk CX Trends, boa parte das empresas enxergam potencial na funcionalidade. Contudo, estão atrasadas em sua implementação. Até o momento, apenas 33% aderiram ao comércio conversacional e 56% planejam investir no modelo ainda em 2024.

 

Ainda dá tempo da sua companhia sair na frente e conquistar um lugar de destaque!

 

Neste post, explicamos o conceito de Live Shopping, por que virou tendência, como as transmissões ao vivo influenciam o comércio digital e qual o real impacto das experiências ao vivo nas compras on-line. Leia até o final e fique por dentro!

Como as transmissões ao vivo influenciam o comércio on-line?

Preço baixo, produto de qualidade e bom atendimento são elementos vitais para o sucesso no meio digital. Contudo, o consumidor moderno quer mais! Ele anseia por interatividade e é aí que entram as transmissões ao vivo, tornando o comércio on-line mais dinâmico, oferecendo ao cliente o diferencial que busca.

Qual a relação entre comércio conversacional e live streaming?

O comércio conversacional é uma grande tendência no meio on-line, que ganhou força a partir da transformação digital. A tecnologia revolucionou a maneira como os clientes interagem com as marcas, ampliando as possibilidades.

 

O impacto das experiências ao vivo nas compras on-line por meio das live shopping permitiu a interação em tempo real, um verdadeiro fenômeno que faz sucesso em países da Ásia, mas que também vem se expandindo para o mundo todo.

 

Entre os benefícios da prática, destacamos a humanização do processo de compra, que envolve o cliente e se torna muito mais próxima e cativante do que os meios tradicionais. Ademais, é possível conhecer melhor o produto e obter dicas de especialistas, gerando uma experiência de compra mais rica e atrativa.

 

Com base nisso, podemos dizer que a relação entre live streaming e comércio conversacional se mostra bastante promissora para o futuro do comércio on-line.

Como funciona o live commerce?

O live commerce funciona como qualquer transmissão on-line. A diferença é que tem, como foco, a apresentação de produtos para a audiência. 

 

O vendedor atua como influenciador/consultor, explicando as funcionalidades de cada item para os clientes, que podem tirar suas dúvidas em tempo real e até comprar sem sair da plataforma.

 

Perceba como a proposta se mostra atrativa, uma vez que o consumidor é capaz de interagir com o vendedor, estimulando seu engajamento. Dessa forma, vendas e suporte se unem para criar um experiência mais personalizada e satisfatória. 

 

Apesar de todo esse potencial, até o momento, foram poucas as empresas que de fato aderiram à novidade. De acordo com o relatório da Zendesk, os consumidores se queixam que só conseguem fazer compras diretamente em conversas de chat com agentes em 34% das ocasiões.

 

Esse dado nos revela duas coisas importantes:

 

  • os consumidores desejam poder comprar via transmissões ao vivo;
  • são poucas as empresas que oferecem a modalidade de relacionamento;
  • há muito espaço para quem deseja explorar a tecnologia e sair na frente.

Ou seja, vivemos um momento único, com ótimas oportunidades de crescimento para quem estiver disposto a investir na novidade.

 

E como as estratégias de live commerce influenciam o engajamento do consumidor on-line e impactam sua decisão de compra? É o que abordamos a seguir. Confira!

Qual o impacto das experiências ao vivo nas compras on-line?

O principal impacto das experiências ao vivo nas compras on-line está em incentivar o engajamento por parte do cliente, que assume um papel ativo, interagindo com os vendedores e participando da live streaming, graças ao comércio conversacional.

 

Assim, o impacto das Live Shopping nas experiências on-line está em criar um ambiente interativo, onde o consumidor pode participar, manifestar sua opinião, tirar dúvidas, receber sugestões, etc., tornando a experiência do cliente mais rica.

 

Uma ótima estratégia para alavancar a modalidade de compra é criar promoções especiais, com ofertas exclusivas para quem está acompanhando a live, distribuindo cupons de desconto válidos apenas durante o período da transmissão. 

 

Essas são algumas das possibilidades para estimular o engajamento do público, aumentar a audiência e criar um sentimento de urgência para realizar a compra.

Como acompanhar as novidades mais quentes do mercado?

A tendência do live shopping está em proporcionar uma experiência de compra interativa, a fim de aumentar o engajamento do consumidor on-line por meio da união entre o comércio conversacional e as live streamings. 

 

O resultado é um evento on-line super atrativo, que traz o cliente para perto e estimula sua participação.

 

Assim, as estratégias de Live Commerce ampliam o leque de possibilidades das empresas, ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de relacionamentos mais fortes, ajudando a consolidar a imagem de uma marca moderna e preocupada em oferecer a seu público as maiores novidades da transformação digital.

 

Você pode saber mais sobre esta e outras novidades promissoras para o futuro do mercado conferindo a íntegra do relatório CX Trends, publicado pela Zendesk.

 

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Redação I Love E-commerce

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