O Grupo Utam, empresa 100% brasileira e com quase 55 anos de atuação no mercado nacional de alimentos, mais uma vez participa da 39ª Fispal Food Service – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. A tradicional feira do setor acontece de 11 a 14 de junho, em São Paulo (capital), no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme). A Fispal comemora os 40 anos de sua marca e deve reunir mais de 1.800 marcas expositoras. A expectativa dos organizadores é atrair um público de mais de 50 mil pessoas e visitantes de 26 países.
O Grupo Utam sempre apresenta atrativos e inovações aos apreciadores do universo do café durante a feira. Para estar presente na 39ª Fispal, a indústria de café investiu num espaço expositivo contemporâneo, com arquitetura sofisticada e ao mesmo tempo integrativa, visando criar uma ambientação envolvente para o público que busca networking e novidades para incrementar negócios. “Em todos os dias da feira, nossa equipe comercial e representantes da direção da empresa vão atender ao público. Nossos baristas também estarão no estande para servir e apresentar as características do vasto portfólio que produzimos”, comenta a gerente de marketing do grupo Fabiana Aprile De Freitas Silveira.
O estande pode ser visitado no Espaço Café, i155, em todos os dias da Fispal, das 13h às 20h e na sexta, das 13h às 19h.
Novidade
foto de Jefferson Silva
Nesta 39ª Fispal, as ações de lançamento da nova linha Utam Multi serão destacadas. Formada por cápsulas de café e bebidas variadas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto, a linha chegou ao mercado nacional em março deste ano e o objetivo do Grupo Utam é conquistar o público consumidor para a nova experiência de sabores.
O nome Utam Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. Inicialmente ela traz sete blends: Matinal – Café Torrado e Moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5); Espresso (torra média, 100% arábica e intensidade 7); Intenso – Café Torrado e Moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9); Cappuccino; Café com Leite; Achocolatado e Chá de Limão. As sete versões são encontradas nos pontos de venda e no e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades cada.
A parceria entre o Grupo Utam e a Fispal Food Service é de longa data. “Há mais de 10 anos nossa marca expõe seus produtos e lançamentos na maior feira do Brasil empenhada em apresentar soluções para atender à indústria de alimentos, bebidas e embalagens”, conta a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho. A executiva ressalta que, durante os quatro dias do evento, o time de consultores do grupo vai reforçar o compromisso da empresa em entender a necessidade de cada tipo de cliente, no que se refere ao produto café e seus derivados. “Buscamos sempre oferecer soluções ajustadas às necessidades e metas de nossos clientes”, declara a diretora.
Além da Utam Multi, o grupo produz as marcas Café Utam, Utam Momentos, Utam Uno, Utam Gourmet, Café Fazenda Santa Alcina, Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirânia, Café Santa Adélia, Café Lagoinha. A empresa conta com linha de cappuccino, uma de café solúvel e disponibiliza filtros de café, entre outros produtos destinados ao segmento Food Service e Bares e Restaurantes, que podem ser conferidos na Loja On-line.
Marcas próprias
divulgação
A empresa também possui entre suas unidades de negócio, a produção para marcas próprias. Atualmente, o grupo é responsável pela produção de mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés encapsulados para terceiros, em embalagens de café (grãos, torrados e moídos, drip coffees, ou cápsulas).
Durante a Fispal, consultores da empresa prestarão esclarecimentos sobre o processo de criação de uma marca própria, vantagens, desafios e trarão orientações para produtores que se interessam em produzir o próprio café ou a empresários que tenham interesse em atuar neste mercado.
Expertise em produção de cápsulas
O Grupo Utam tem uma história de pioneirismo no mercado de single cup. Desde 2013 entrou para o segmento de cápsulas no grande varejo com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Orgânico e Descafeinado), investindo numa linha premium que se destaca de seus concorrentes diretos – por conta de desenvolver blends exclusivos de alta qualidade.
Essa mesma meta de exclusividade e requinte de opções foi mantida na criação das cápsulas de café Fazenda Santa Alcina, as primeiras cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso produzidas no Brasil. E neste ano, a estratégia se repetiu com novos investimentos e lançamento da linha Multi. Com essa diretriz, o grupo estima ampliar a carteira de clientes e a produção até o final deste ano.
O processo de industrialização das monodoses ocorre em moderno parque fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais – localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.
Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Em sua trajetória, a empresa adquiriu alta performance na região Sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui cinco unidades de negócios e uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 14ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).
A empresa possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão – dentro do grupo de empresas de grande porte.
Unidades de Negócios
Cafés Torrados e moídos possui marcas fortes e de tradição no segmento cafeeiro, o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais. Além desses produtos, o grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café.
Unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidade Superior e Gourmet.
Unidade Food Service, o Grupo oferece uma solução completa para restaurantes, padarias e cafeterias através de serviços de consultoria e treinamento, e produtos especializados, como grãos, máquinas e complementos.
Unidade Single Cup ou monodose é especializada em cápsulas de café e drip coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.
Unidade de Marca Própria, a empresa é responsável pela produção de mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés encapsulados para terceiros.
Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção.
Endereços na internet
www.grupoutam.com.br
https://www.youtube.com/@cafeutam
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
http://instagram.com/cafe.utam
http://lojautam.com.br
Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9vTCmFULc
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
valter@verbo.jor.br