Cinco adolescentes em medida no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Botucatu participam na próxima sexta-feira e sábado (19 e 20/07), das 09h às 18h, de um workshop sobre o tema “Restauração de Faróis Automotivos”.
A iniciativa faz parte da agenda de férias escolares do centro. As aulas do ensino formal são alinhadas à grade curricular da rede estadual de ensino.
O workshop será orientado pelo agente de apoio socioeducativo, Rodrigo de Vechi, que possuí uma experiência prévia nesse ramo, de forma voluntária.
Durante a oficina, os adolescentes aprenderão todo o processo de recuperação de faróis, que envolve uma série de etapas, começando com a remoção e a limpeza profunda da superfície do farol.
Em seguida, são utilizadas lixas de diferentes graduações para remover o aspecto amarelado e devolver a transparência do item. Na sequência, ocorre o polimento da superfície.
O procedimento é finalizado com a aplicação de um selante de proteção, que ajudará a prolongar os resultados da restauração.
As aulas ocorrerão de forma teórica dentro da sala de aula, com o estudo das técnicas e de forma prática na garagem do centro, onde os adolescentes poderão aplicar seus conhecimentos em um veículo.
Essa é a segunda oficina do tipo realizada pelo centro socioeducativo. A primeira edição ocorreu nas férias de janeiro.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Isadora Regis Silva, o objetivo da ação é ampliar o leque de conhecimento dos adolescentes. “Inclusive, um dos jovens participantes vai atuar como auxiliar do Rodrigo, pois tem muito interesse em atuar nesse ramo e já havia participado da primeira edição do workshop”, disse.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca a importância desse tipo de atividade no cotidiano dos jovens. “Além de ser uma ação que amplia os horizontes desses adolescentes, os motiva a buscarem novos conhecimentos e até mesmo, conhecerem mais caminhos profissionais”, concluiu.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br