Neste domingo (4), acontece a Feira de Sustentabilidade das Favelas e Periferias, na Rua do Lavradio, no Centro do Rio de Janeiro, a partir das 10h. Realizado pela Favela Orgânica, projeto da chef Regina Tchelly, em parceria com a Agência Perlífera, o evento destaca os desafios dos moradores das periferias em relação à alimentação, resíduos e energia de maneira criativa e sustentável.
Recebida pelo centro cultural e gastronômico Mooyo e se estendendo por toda rua, a Feira oferece uma programação completa com rodas de conversa, oficina de aproveitamento total dos alimentos, exposição dos produtores das comunidades e roda de samba com feijoada em celebração ao aniversário da chef Regina Tchelly, idealizadora do evento.
“A Feira reúne diversos empreendedores da favela e vamos ter rodas de conversa e oficina com foco no aproveitamento total dos alimentos. Com o evento, chamamos a sociedade para o debate sobre a fome e o desperdício, além de apresentar projetos e iniciativas sustentáveis que buscam reduzir esse problema. Para finalizar, teremos roda de samba e vamos balançar a Rua do Lavradio nesta primeira edição”, convida a chef Regina Tchelly.
Debates chamam a atenção da sociedade para o problema da fome e do desperdício
Abrindo a Feira, a chef recebe para o debate ‘Como identificar, incluir no cotidiano e gerar renda com Plantas Alimentícias Não-Convencionais’ nomes como a cozinheira Paula Salles, Daniele Theodoro, Vanessa Medeiros, Denise Vieira, Carla Loureiro, entre outros. A segunda roda de conversa começa às 11h15, com o debate sobre ‘Como combater a fome com o aproveitamento integral dos alimentos’, que reúne a deputada Marina do MST, a nutricionista Daiane Peixoto, as chefs Andrea Lacocca, Verônica Oliveira, Mariana Aleixo, Rosa Perdigão e Tânia Oliveira, do programa Horta na Laje.
A Feira de Sustentabilidade das Favelas e Periferias também vai abordar a temática ‘Cultura, Comida e Sustentabilidade para produzir transformações em territórios’, às 13h30, com a nutricionista Mônica Valle, a artista indígena Lian Tai, o diretor da 3R Consultoria e presidente do Projeto Cata, Tião dos Santos, o presidente do Observatório Internacional da Juventude, Daniel Calarco, a diretora da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns, e o fundador do Ciclo Orgânico, Lucas Chiabi. Para encerrar com chave de ouro, o evento recebe a Escola Mirim de Samba e rodas de samba.
Sobre a Favela Orgânica
A Favela Orgânica é uma iniciativa da chef Regina Tchelly, criada em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Englobando conceitos como o consumo consciente, a gastronomia alternativa, a compostagem caseira e hortas em pequenos espaços, o projeto já levou suas oficinas e palestras para diversos estados do Brasil e países como França, Itália e Uruguai.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA DE PAIVA VIEIRA
paulavieirainfo@gmail.com