A Europa Purificadores, empresa referência no setor de purificadores de água em comemoração aos seus 40 anos e para conscientizar o acesso à água de qualidade, lançou a campanha “Elas por 40” em parceria com a startup de impacto socioambiental Sustainable Development & Water For All (SDW) para arrecadar fundos e doar dispositivos de desinfecção da água de cisternas, que vão transformar a realidade de 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, comunidade quilombola pertencente ao município baiano de Campo Formoso, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada. As doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, vão até o final de julho.
Dados do último Censo, realizado em 2022, mostram que 6 milhões de brasileiros estão sem abastecimento de água adequado. “Cuidar da água para transformar vidas. Este é o propósito que motiva e orienta todas as ações que tomamos na Europa e eu acredito, sim, que podemos ser a transformação que queremos ver no mundo. “Elas por 40” é uma campanha muito especial, colaborativa, com o objetivo de levar, a quem precisa, água de qualidade. Sou muito grata às mulheres que se juntaram a nós nesta campanha, formando uma rede potente com poder de amplificar a causa para transformar a realidade de 40 famílias no Quilombo Lage dos Negros”, explica Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores.
Mobilizar para transformar
Em 2024, a Europa Purificadores completa 40 anos e se une a SDW para mobilizar uma rede de mulheres e arrecadar doações, via plataforma Benfeitoria, em prol da acessibilidade à água de qualidade. O dinheiro será destinado à instalação do Aqualuz – dispositivo de desinfecção da água de cisternas via luz solar, que trata até 30 litros de água por dia. Serão beneficiadas 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada. De acordo com o levantamento da SDW, a implementação dos dispositivos de desinfecção da água na comunidade Lage dos Negros pode impactar diretamente mais de 150 pessoas – incluindo crianças e idosos.
A campanha “Elas por 40” conta com a participação de executivas e pessoas influentes em suas redes, como Manuella Curti, Anna Luisa Beserra, Dani Junto, Teresa Vernaglia, Dawn Fleming e outras, em um projeto fotográfico, para divulgar e mobilizar suas redes de contato, ressaltando a importância do acesso à água de qualidade. Com duração de pelo menos dois meses, a partir do dia 22/03, a campanha tem como objetivo arrecadar R$ 125.654,00. A Europa, ao longo da campanha, também vai contribuir com 40 mil reais.
Para Anna Luísa Beserra, CEO da SDW, startup líder em soluções sustentáveis, que atua para resolver o problema de falta de água e saneamento em regiões remotas no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para atingir ainda mais famílias e garantir a elas independência de acesso à água de qualidade. “Até agora, impactamos acumuladamente 25.000 pessoas, reduzindo drasticamente as doenças de veiculação hídrica e melhorando a qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nosso trabalho na campanha ‘Elas por 40’ tem o potencial de ampliar esses resultados, levando água segura para ainda mais famílias. O Índice de Retorno Social sobre o Investimento (SROI) dos nossos projetos evidencia o valor tangível que entregamos: por cada real investido, geramos um retorno social médio de 27 reais. Isso não apenas salva-vidas, como também constrói bases sólidas para o futuro das comunidades,” destaca Anna Luísa.
Sobre Europa Purificadores
A Europa, empresa pioneira no setor de purificadores de água, atua no mercado brasileiro desde 1984. Atualmente, está em mais de 8 milhões de lares e empresas. Possui uma rede exclusiva de lojas pelo Brasil (em mais de 20 estados), que oferece uma linha completa de produtos para o tratamento de água, filtros de entrada e purificadores de alta performance. Com o propósito de cuidar da água para transformar vidas, a Europa Purificadores tem operação 100% brasileira e tecnologia exclusiva que combina carvão ativado, minerais naturais (quartzo e dolomita) e membranas de fibra oca. A empresa, que tem forte atuação na agenda de sustentabilidade, oferece um modelo de hidratação para eventos e feiras, tendo impactado mais de 145 mil pessoas e evitado o descarte de 185 mil embalagens no meio ambiente.
Sobre SDW – Development & Water For All
A Sustainable Development & Water For All (SDW) é uma startup inovadora focada em soluções sustentáveis de acesso à água e saneamento em comunidades rurais e remotas. Fundada por Anna Luísa Beserra, premiada internacionalmente, a SDW desenvolve tecnologias como o Aqualuz, sistema solar de desinfecção da água, e já beneficiou mais de 25.000 pessoas em 15 estados do Brasil e no Equador. Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a SDW visa ampliar seu impacto, promovendo saúde, bem-estar e autonomia por meio do acesso à água de qualidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZA BORBA MENEZES
luiza.menezes@pinepr.com