Com a chegada ao Brasil programada para esta semana Ana Maria Cumsille trará na bagagem muito do seu conhecimento no universo da viticultura. E entre os compromissos que já tem agendado por aqui, a enóloga aproveitará para promover a degustação de grandes rótulos.
Na ocasião, Ana apresentará alguns vinhos ultra premium e ícone, produzidos pela vinícola mais antiga do Chile, a Vinícola Carmen, que inclusive é a responsável pelo “ressurgimento da cepa “Carménère” no Mundo. Entre os rótulos que poderão ser apreciados estão: Carmen Gold, Carmen DO e Carmen Delanz.
Pertencente ao Grupo Santa Rita Estates, Carmen é a primeira vinícola do Chile e uma das mais importantes da história da viticultura chilena. Em novembro do ano passado, foi anunciado a chegada de Ana Maria Cumsille como a nova enóloga da vinícola.
Ana é Engenheira Agrônoma pela Universidad Mayor, possui especialização em enologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e também obteve o Diplôme National D’œnologie (DNO) em Bordeaux, França. Com mais de 20 anos de experiência profissional, também foi eleita “Enólogo Revelação do Ano” pelo Descorchados 2023 — o renomado guia de vinhos chileno liderado pelo jornalista Patricio Tapia.
Entre as suas conquistas mais notáveis está o desenvolvimento e posicionamento de sucesso de projetos vitivinícolas de alto padrão, bem como a produção de vinhos de assinatura de renome. Já teve passagens por vinhedos nos Estados Unidos (Franciscan Winery), França (Château La Louvière e Château Margaux), além do Chile. Além disso, desenvolveu um projeto pessoal de Vinhedos Centenários de Pequenos Produtores de Itatá, buscando refletir as características do sertão litorâneo e destacar o trabalho das pessoas da região.
Sobre a vinícola Carmen
Carmen é a primeira vinícola do Chile e uma das vinícolas mais importantes da história da viticultura chilena. A vinícola é reconhecida por promover o desenvolvimento de vinhos diferentes, únicos e premiados, que a levaram a ser posicionar como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, com projetos que tem surpreendido consumidores e críticos. Entre eles está a linha Carmen DO e o ícone Carmen Gold, que recentemente foi eleito um dos melhores vinhos tintos do ano com sua safra 2020, por Tim Atkin e, indicado entre os 12 melhores Cabernet Sauvignon do mundo, pela revista británica Drink Business.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ERICA DOS SANTOS BRITO
erica@ebscomunicacoes.com.br