Populares no inverno, os caldos e sopas se destacam como opção tanto para o almoço quanto para o jantar durante a estação mais fria do ano. É o que aponta o estudo inédito do Lab de Performance/CRM da BRF, com o objetivo de analisar ocasiões de consumo dos brasileiros, que analisou citações de janeiro de 2023 a junho de 2024, em redes sociais e Google Trends. A pesquisa identificou que o termo “caldo” associado a “almoço” e “jantar”, teve uma volumetria similar nas duas refeições, com o total de 2.487 menções no X (Twitter).
No período analisado, “caldo” teve 23.463 menções totais e “sopa”, 371.847. Entre os pratos mais pesquisados no Google, estão: caldo verde, caldo de “quenga”, caldo de mandioca, caldo de mandioquinha, caldo de mocotó, caldo de abóbora e caldo de feijão, além de sopa de legumes e sopa de feijão. Curiosidade sobre tipos de carnes para preparo de sopa de legumes e receitas simples de sopa de frango também se destacam nas buscas.
Já no X (Twitter), caldo verde (18.266 citações), caldo de feijão (6.055), caldo de ervilha (2.368), caldo de mandioca (1.884) e caldo de abóbora (1.673) são os sabores que mais aparecem. Sopa de Ervilha teve maior número de menções, com 37.577, sendo considerada uma comida popular em dias frios e chuvosos; seguida por Sopa de Feijão (4.206), Sopa de Legumes (1.521) e Sopa de Lentilha (765). Os acompanhamentos mais citados são: pão (1916), torrada (254), polenta (91) e crouton (11).
A pesquisa também analisou o TikTok, cuja audiência prioritária é de jovens entre 18 e 24, e constatou que, entre as opções de sabores de interesse, os destaques foram caldo verde, caldo de mandioca, caldo de “quenga” e caldo de ervilha. Em relação as ocasiões de consumo, foram identificados caldos para festa junina, inverno, consumo por bebês, jantar, para vender e festas. A maioria das receitas estavam no contexto de praticidade. O uso da hashtag #CALDO somou 4k postagens e 60M de visualizações no Brasil, nos últimos 120 dias.
O levantamento constatou ainda que alguns eventos e encontros sociais incluem variedade de caldos no cardápio, como festas de fim de ano e confraternizações. No X (Twitter), Festa Junina (9.791 menções), Aniversário (391 tweets) e Inverno (167 comentários) foram ocasiões com a maior quantidade de comentários, seguido por Gripe/Resfriado (123), Natal (115), Outono (42) e Ano Novo (32). Quanto aos locais em que as pessoas costumam consumir mais caldos quentes, notou-se que é comum tanto o preparo em casa quanto pedidos por delivery, além de festivais e padarias.
Quanto às regiões que realizaram as pesquisas sobre caldos no Google, os Estados que ficaram em evidência são: Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Roraima. Já na busca pelo termo “sopas”, se destacam: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Mostrando uma diversidade regional de nomenclatura deste prato tão tradicional no Brasil.
Tanto o Caldo Verde, quanto o Caldo ou Sopa de Feijão trazem a linguiça calabresa nas receitas. Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil¹, foi eleita recentemente como a melhor marca de Linguiça Tipo Calabresa para preparar receitas, pães e pizzas. Já Perdigão, marca de alimentos mais presente e a mais escolhida pelos lares brasileiros², conta com a Linguiça Calabresa mais vendida do Brasil, com 25,7% de share em 2023, de acordo com o índice Tracking Marcas Kantar. “Nossas marcas contam com opções de qualidade, ricas em sabor e ótimo custo-benefício. Somos referência na mesa dos brasileiros”, afirma Luiz Franco, Diretor de Marketing da BRF.
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Louise Barbosa Favaro
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