O cenário consecutivo de retração no faturamento da cesta de mercearia básica em 2023, que registrou recuos contínuos desde maio até o início de 2024, teve uma mudança de tendência a partir de maio de 2024. A cesta apresentou crescimento de 1,5% em julho e, a maior contribuição para este aumento vem do arroz é o que aponta a análise da Scanntech, líder de inteligência para varejo.
A categoria vem contribuindo para o aumento do faturamento da cesta desde maio de 2024, a partir do expressivo aumento de preço no período como resultado das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da safra do cereal no Brasil. Há três meses consecutivos o arroz apresenta forte aumento do faturamento em decorrência do preço: 19% em julho, 17,4% em junho e 52,9% em maio.
Ademais, todas as regiões do Brasil tiveram o cereal como líder em contribuição para o crescimento do faturamento. Adicionalmente, as cestas de Perecíveis e Bebidas puxaram o resultado positivo do canal alimentar em julho de 2024, contribuindo com 5% e 3,2%, respectivamente.
Categorias de maior contribuição (em R$) para a cesta de Perecíveis:
Item
Contribuição em R$
Queijo
8,6%
Frango in natura
8,2%
Iogurte
8,1%
Categorias de maior contribuição (em R$) para a cesta de Bebidas:
Item
Contribuição em R$
Água
13,1%
Energético
9,2%
Refrigerante
8,2%
A alta dos preços também estimulou o crescimento de faturamento dos canais supermercadistas e de
atacarejos regionais. Os supermercados, por sua vez, tiveram um crescimento superior, por conta
principalmente da menor queda das vendas unitárias e maior alta de preços.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do
faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.
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MARIANA FIORINI FELIPE
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