No próximo sábado, 24 de agosto, o Dia do Corre, evento realizado pelo Museu das Favelas, traz atrações gratuitas focadas na valorização do empreendedorismo periférico. O público poderá participar de ações de networking, oficinas, exposições, palestras e oportunidades de emprego e negócios, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo. O Dia do Corre começa às 9h30 e termina às 19h, com entrada gratuita. O evento conta com diferentes salas temáticas distribuídas pelo espaço do Museu, localizado na Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos.
“É importante unir as esferas pública e privada para enaltecer e abrir mais caminhos aos negócios periféricos. Com o estímulo à economia das periferias, cidadãos de regiões vulneráveis da cidade adquirem ferramentas para colocar em prática suas ideias, dar vasão à sua criatividade e ecoar sua voz. Como resultado disso, além da melhora na qualidade de vida dessa população, todo o ecossistema empreendedor da cidade de São Paulo é modernizado e diversificado”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
A Sala Caminhos traz debates sobre o avanço tecnológico, o futuro do trabalho e do empreendedorismo. A secretária Eunice Prudente, primeira e única professora negra no Direito da USP e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com a coordenadora do programa SP Afroempreendedor, Dayane Souza Silva; apresentará uma palestra sobre as raízes negras do empreendedorismo. A Coordenadoria do Trabalho da Prefeitura de São Paulo também oferece uma rodada de orientação profissional e, em seguida, uma oficina sobre o Portal do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), destacando o uso da ferramenta para a busca de vaga de emprego e cursos disponíveis, entre mais de 300 possibilidades de se qualificar ou empreender na Capital.
No local, quem estiver em busca de vagas de emprego poderá contar com atendimento do Cate Móvel. As equipes técnicas da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento farão orientação ao empreendedor, apresentando os programas de fomento. O público poderá, ainda, aproveitar serviços gratuitos de corte de cabelo, trança, designer de sobrancelha e esmaltação de unha com o Instituto Fios de Ouro.
Outro programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Fashion Sampa – que se dedica ao fomento da moda periférica – traz ao evento uma exposição com as peças criadas pela turma mais recente do curso Cria Costura. A capacitação oferece oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social que querem entrar no segmento.
Outras atrações
O Dia de Corre também tem a Sala Movimentos, onde ocorre o ciclo de palestras com diferentes empreendedores de destaque. Traz discussões e atividades que exploram o mercado, o empreendedorismo e a economia solidária. É um espaço para o intercâmbio de ideias e experiências ancoradas no presente, destacando atividades que abordam estratégias para a construção de uma economia mais justa e inclusiva.
Na programação, Rachell Brasil e Juliana Lourenço falarão sobre estratégias essenciais para iniciar e expandir um negócio, com mediação de Sérgio All. Adriano José (Feira Preta) Kaique Brasileiro (Casa Soho), Eliane Dias (Boogie Week) e a mediadora Fernanda Ribeiro (Instituto Black), participação do painel “Preto e Dinheiro são realmente palavras rivais? Como avançar narrativas sobre finanças potencializando o empreendedorismo e criatividade”. Por fim, Jupi77er, MC, compositor e empreendedor, Day Molina, estilista, indígena e pesquisadora, Leonardo Moraes, pesquisador, educador e curador, e Tiago Trindade, CEO da Digital Favela, com mediação de Danielle Almeida, abordarão o tema “Narrativas que Transformam: Estratégias Criativas e Impacto Cultural no Marketing”.
Serviço
Dia de Corre
Data: 24 de agosto
Horário: 9h30 às 19h
Local: Museu das Favelas
Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Inscrição para palestras: www.bit.ly/inscricoesdiadecorre
Entrada gratuita