Após mais de 70 mil vídeos postados na primeira fase da competição, o Kwai Chef, primeiro reality de gastronomia em formato vertical e de vídeos curtos, chega à etapa final com os cinco criadores que mais se destacaram em cada região do país. A competição buscou democratizar receitas e descobrir talentos em todos os cantos do Brasil, convidando criadores de conteúdo, famosos e anônimos no app, a compartilharem suas melhores receitas de inspiração familiar, utilizando a hashtag oficial do concurso no aplicativo Kwai. O resultado foi certeiro: do Norte ao Sul, os vídeos revelaram ingredientes, sotaques e técnicas locais muito inspiradoras, exaltando um pouco da diversidade e riqueza gastronômica que temos no país.
Os cinco finalistas foram selecionados por um júri composto por cinco criadores de conteúdo consolidados na plataforma, cada um representando uma região do país. São eles: os confeiteiros Thiago Barros (Região Norte) e Nathanny Dias (Região Nordeste), Rosangela Rigoni (Centro-Oeste), o cozinheiro catarinense Jobson Amancio, que tem quase 3 milhões de fãs (Sul), e Eloá Almeida, criadora de gastronomia de Resende, no Rio de Janeiro (Sudeste). O time de jurados do Kwai Chef avaliou rigorosamente cada participante com base em critérios como criatividade, desenvoltura, estética e apresentação do prato, e após uma análise cuidadosa, os finalistas foram definidos.
Conheça os novos talentos da culinária nacional que estão na final do Kwai Chef:
Canal Viver de Comida, da criadora mineira-capixaba Priscila Lima, traz mix de cozinhas bem brasileiras
Priscilla Magna Rocha Lima, do Canal Viver de Comida, representante da região Sudeste, mistura tradições de duas culinárias muito interessantes: a mineira e a capixaba, uma vez que ela nasceu em Inhapim, no interior de Minas Gerais e atualmente vive em Vila Velha, no Espírito Santo. Essa mistura de temperos regionais deu tanta liga que o prato que chamou atenção dos jurados do Kwai Chef foi o frango com quiabo, um clássico da culinária caipira nacional. A jovem tem 35 anos e trabalha há oito anos como criadora de conteúdo gastronômico nas mídias do seu canal.
Lina bg vai mostrar um pouco temperos e delícias amazônicas na final do Kwai Chef
Delmira Larina, popularmente conhecida como Lina, nasceu em Itaituba, no Pará, e cresceu em uma comunidade ribeirinha chamada Brasília Legal, além de ter morado em diversas cidades de Roraima. Essa bagagem cultural na juventude moldou seu principal hobbie, que é cozinhar. E sorte a nossa que ela decidiu criar o seu perfil em julho de 2024, para superar uma depressão. O prato que encantou os jurados na semifinal foi o pato no tucupi, um clássico amazônico que ela mostra que não é tão difícil assim de preparar (caso tenha os ingredientes certos, claro).
Mãe e filha, Dani e Nilza, do Cozinha Prática, divulgam os temperos da roça e do Centro-Oeste brasileiro
A goiana Dona Nilza nasceu na cidade de Posse, Goiás, e atualmente mora em Girassol. Aos 54 anos, ela trabalha há dois anos na criação de conteúdo digital ao lado de sua filha Dani no perfil Dani e Nilza Cozinha Prática. Da cozinha da fazenda onde moram saem vídeos de comidas afetivas que dão muita água na boca e só faltam exalar aquele cheirinho de comida do interior. O prato que conquistou a vaga na final foi a pamonha, feita em três versões: com pequi (ingrediente típico do centro oeste), linguiça caseira e a versão doce.
Girlania e seu canal Rotina da Casa 90 representam a rica culinária do Nordeste
Nordestina arretada do interior de Pernambuco (mais precisamente da cidade de Ribeirão), Girlania Maria da Silva, dona do perfil Rotina da Casa 90, mostrou a que veio ao preparar uma buchada de bode com cuscuz. E a escolha certeira desses dois clássicos da cozinha nordestina a levou direto para a final do Kwai Chef, uma vez que se trata de um prato que representa muito a culinária afetiva, inspirada nas memórias de infância e nas tradições familiares, que ela mostra no canal.
O catarinense Léo Anterio é o finalista da região Sul com uma mistura de ingredientes típicos e técnicas refinadas
Léo Anterio, que mistura criações inovadoras, que misturam técnicas contemporâneas com ingredientes típicos do Sul, é o finalista da região. O curitibano arrebenta como confeiteiro – não à toa foi o vice-campeão da 8ª temporada do Bake Off Brasil, em 2022 e agora mostra sua faceta como chef: o prato que carimbou sua passagem para a final foi o Barreado, símbolo da culinária do Paraná, um ensopado de carne cozido em fogo baixo, em uma panela de barro lacrada com pirão de farinha.
O que vem por aí no Kwai Chef
Esses cinco finalistas agora seguem para a etapa final da competição, onde continuarão a surpreender e inspirar com suas habilidades culinárias. O Kwai Chef não apenas revelou novos talentos, mas também reafirmou o poder da culinária como uma forma de expressão cultural e pessoal. Fique atento para descobrir quem será o grande vencedor dessa emocionante jornada gastronômica!
Na grande final do Kwai Chef, o júri será composto pela apresentadora Beatriz Reis, ex-BBB que movimentou a última edição do programa da Globo, e dois criadores de conteúdo consolidados na plataforma: Bernardo Soares, jovem catarinense que comanda o bombado perfil Reviews do Mustache, e Paloma Souza, atriz e apresentadora baiana. Os cinco finalistas deverão impressioná-los com um menu baseado na famosa e tradicional marmita, ou “quentinha”, como é conhecida Brasil afora. O anúncio do campeão será feito no dia 23 de setembro, na página especial do Kwai Chef.
Produzido em parceria com o Tastemade, um dos maiores canais digitais de gastronomia do mundo, a plataforma pretende levar diversão ao público a fim de descobrir talentos da culinária que estão escondidos Brasil afora. Os detalhes da disputa estão na página oficial do reality: www.kwaichef.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANGELA ANDRADE E SILVA
assessoria.andrade@ymail.com