O churrasco não é uma simples refeição, mas sim um evento que une toda a família e amigos. No Dia dos Pais, é uma ótima opção para comemorar a data. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires de Lima, lembra que para que o encontro seja perfeito, a principal dica é ficar atento na hora de escolher a carne. “Os cortes magros, como lagarto, filé mignon, maminha, coxão mole, e também o frango, são os mais indicados, pois têm baixo índice de gordura”, afirma.
Thamires explica que o alto teor proteico das carnes auxilia na manutenção de massa muscular, força, fortalecimento de unhas e cabelos, e na regulação dos níveis de saciedade, mas lembra que é importante agregar outros nutrientes para que a refeição fique completa. “Arroz, mandioca cozida, batata-doce assada na churrasqueira e farofas são ótimos acompanhamentos”, afirma.
Acrescentar vegetais é fundamental. “Pimentões, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, aspargos, cebolas em pétalas e cogumelos feitos na churrasqueira ficam muito saborosos. E saladas cruas, como rúcula ou alface e vinagretes, deixam a refeição mais refrescante”, diz Thamires.
As frutas ácidas, como laranja, mexerica e abacaxi devem fazer parte do cardápio, pois, por serem fontes de vitamina C, favorecem a melhor absorção de ferro e ajudam na digestão. Além disso, o abacaxi, com canela, e a banana são frutas que ficam mais suculentas quando assadas na grelha, e são opções de sobremesas.
A nutricionista ensina 5 receitas para deixar o Dia dos Pais ainda mais gostoso e nutritivo.
Lagarto recheado de churrasqueira
Lagarto
Manteiga a gosto
2 unidades de linguiça calabresa
1 unidade de cenoura
Chimichurri a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal de parrilla a gosto
Modo de preparo:
Com a ajuda de uma faca, abra cuidadosamente a peça de lagarto deixando-o como uma manta. Com a ajuda de um pincel, tempere com uma misturinha de manteiga e chimichurri. Acrescente pimenta-do-reino e sal de parrilla. Depois, acrescente fatias finas de calabresa e fatias finas de cenoura. Enrole o lagarto bem devagar, para não sair o recheio e amarre com um barbante. Em seguida, enrole em um papel alumínio. Coloque em uma grelha e leve à churrasqueira por aproximadamente uma hora. Após 40 minutos retire do papel alumínio e deixe-o dourar por mais 20 minutos.
Farofa de banana com castanha de caju
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa (rasas) de manteiga
½ cebola picada
3 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
½ xícara de chá de castanha de caju picadas
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de abóbora
2 xícaras de chá de farinha de milho
Sal, cheiro verde e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, esquente o azeite, a manteiga e refogue com a cebola até ela ficar douradinha. Acrescente as bananas em rodelas e deixe dourar. Coloque as castanhas, as sementes de girassol, de abóbora e misture bem. Junte a farinha de milho, vá mexendo até a farofa ficar sequinha e desligue o fogo. Tempere com sal, pimenta e misture bem. Finalize salpicando cheiro-verde por cima e sirva.
Salada especial
500g de peito de frango sem pele, sem osso, cozido e desfiado
1 potinho de 200g de creme de ricota light
4 cenouras raladas
1 pé de alface cortado em tirinhas
1 cebola pequena ralada
Suco de limão espremido na hora a gosto
Vinagre a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma travessa, junte o frango cozido e desfiado, a cenoura, a cebola e o alface. Misture tudo. Tempere com o limão espremido, o vinagre, azeite e sal. Adicione o creme de ricota light e misture bem, para dar liga. Leve à geladeira. Sirva a salada fria.
Arroz de couve-flor
1 couve-flor
1 cebola grande
1 dente de alho
Manteiga o suficiente para refogar
Sal a gosto
Tomate-cereja a gosto
Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo:
Em uma tábua, corte as pontas da cebola e retire a casca. Em seguida, corte-a ao meio e fatie finamente em meia-lua. Depois, descasque o alho, e corte em filetes grosseiramente. Em uma frigideira, coloque a manteiga, o alho, a cebola e o sal. Ligue o fogo médio e comece a refogar os ingredientes. Reserve-os. Enquanto isso, corte os talos de couve-flor com a faca e utilize somente os floretes para fazer o arroz. (Dica: guarde os talos em uma saquinho no congelador para futuras preparações). Com o processador ou liquidificador triture a couve-flor até ela ficar granulada ou em pedacinhos que ainda ficam separados. Quando a couve-flor estiver completamente triturada, despeje-a na frigideira com os outros ingredientes refogados. Adicione sal e em fogo médio mexa para não queimar até secar toda a água que ela solta. Finalize com tomatinhos-cerejas e cheiro-verde.
Batata-doce de churrasqueira
Batata-doce a gosto
Sal grosso
Azeite
Papel alumínio
Modo de preparo
Lave e seque as batatas-doce. Enrole cada uma, sem tirar a casca, no papel alumínio com o lado brilhante do papel para dentro. Leve-as à churrasqueira e deixe-as assando até que dê para enfiar o garfo. Tire o papel alumínio, corte-as em rodelas e finalize com azeite e sal grosso a gosto.
O chef Benedito Tersi criou uma receita exclusiva para o Oba.
Esta receita, especialmente criada para o Dia dos Pais, é inspirada pela alta qualidade da Picanha Angus Oba Reserve. A combinação da carne com o toque sofisticado do conhaque e a intensidade da mostarda resulta em um perfil de sabor equilibrado e complexo, ideal para apreciadores de carnes de qualidade.
Medalhões de picanha Angus com molho de conhaque e mostarda
4 medalhões de Picanha Angus Oba Reserve (aproximadamente 200g cada)
4 fatias de bacon
Sal Parrilla e Pimenta-do-Reino a gosto
2 colheres de sopa de Azeite de Oliva Extravirgem
Ingredientes para o Molho de Conhaque e Mostarda
1/4 xícara (60ml) de conhaque
1 xícara (240ml) de caldo de carne
3 colheres de sopa de mostarda Dijon em grãos
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha e cebolinha para finalizar
Modo de Preparo:
Carne:
Pegue uma peça inteira de picanha Angus e corte em medalhões de aproximadamente 3-4 cm de espessura. Cada medalhão deve pesar cerca de 200g.
Enrole cada fatia de picanha em forma de medalhão e prenda com um palito de dente ou amarre com barbante de cozinha para manter a forma.
Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio-alto.
Adicione os medalhões e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado, apenas para selar e grelhar a gordura.
Retire os medalhões da frigideira e deixe esfriar um pouco.
Envolva cada medalhão de picanha com uma fatia de bacon e prenda com um palito de dente para manter o bacon no lugar.
Volte os medalhões para a frigideira e cozinhe por mais 2-3 minutos de cada lado, ou até que o bacon esteja dourado e crocante, e a carne esteja no ponto desejado.
Retire da frigideira e reserve.
Molho:
Na mesma frigideira onde selou os medalhões, adicione a cebola roxa picada e os dentes de alho picados.
Refogue por 2-3 minutos, até que a cebola esteja macia e translúcida.
Adicione o conhaque e deixe cozinhar por 1-2 minutos, permitindo que o álcool evapore.
Adicione o caldo de carne e a mostarda Dijon em grãos, mexendo bem para incorporar.
Deixe o molho reduzir em fogo médio até atingir a consistência desejada, aproximadamente 5-7 minutos.
Acrescente a manteiga, mexendo até que ela derreta e o molho fique homogêneo.
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para servir, coloque os medalhões de picanha em pratos individuais e regue com o molho de conhaque e mostarda. Finalize com salsinha e cebolinha picadas e sirva imediatamente, junto com os seus acompanhamentos preferidos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Marcia Marcon
mmarconjor@gmail.com