Tatiana Bradaschia*
As prateleiras dos supermercados e distribuidores do canal de food service estão cada vez mais cheios de opções, trazendo novos tipos de óleos de cozinha com características e indicações próprias. Essa diversificação do portfólio de produtos e soluções para alimentos é uma tendência crescente nos lares e restaurantes brasileiros.
Para quem quer conciliar desempenho, finalidade e saudabilidade na preparação de pratos essa variedade pode ser uma importante aliada. O leque de opções vai desde a oferta de novos sabores e aromas até ingredientes que são a base de qualquer cozinha, como o óleo vegetal.
Um tipo de óleo que vem ganhando espaço na mesa e no coração dos brasileiros é o proveniente da semente do algodão. O ingrediente se destaca pelo ótimo desempenho na preparação de pratos quentes, em especial a fritura de imersão, pela sua ótima estabilidade a altas temperaturas e também, odor mais neutro. Seu sabor, também neutro, não interfere no sabor característico dos alimentos. Além disso, do ponto de vista nutricional, o óleo de algodão é rico em ômega 6, uma gordura insaturada essencial que deve estar presente em uma alimentação saudável para o bom funcionamento do nosso organismo.
No que diz respeito ao uso em restaurantes, além do fator saudabilidade, esse ingrediente oferece importantes características que promovem mais rentabilidade para o negócio. Para a versão Food Service, foi desenvolvida uma fórmula exclusiva de óleo de algodão para atender as necessidades dos operadores. O produto inclui componentes antioxidantes que contribuem na resistência do óleo à temperatura de fritura. Além disso, foi comprovado por meio de estudos e testes práticos, que o óleo de algodão proporciona um rendimento duas vezes maior em comparação ao óleo de soja, sem alteração na absorção, crocância e sabor dos alimentos.
Considerar o bem-estar e a satisfação de quem vai consumir um alimento é primordial. O mercado alimentício sabe disso e está atento às necessidades do universo culinário. Seja na cozinha do chef premiado, seja na da casa dos consumidores, a combinação de qualidade, saudabilidade e desempenho de um ingrediente é um desafio que o setor vem vencendo para garantir um cardápio nutritivo e cheio de sabor.
*Tatiana Bradaschia é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de óleos e gorduras para indústria, varejo e food service da Cargill.
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Sobre a Cargill
A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias.
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KAROL JORGE DE ALMEIDA
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