Não é novidade que a água cobre a maior parte do nosso planeta e compõe mais da metade do corpo humano, o que evidencia sua importância para a saúde e a vida. Aproximadamente 60% do peso de um adulto saudável é composto por água. No entanto, como o corpo humano não armazena esse líquido de forma eficiente, é necessário um consumo constante para manter uma hidratação adequada.
Engana-se quem acredita que para suprir esta necessidade do organismo, podemos consumir qualquer água que se diga potável. É importante compreendermos as diferenças e os benefícios dos diversos tipos de água disponíveis no mercado. Afinal, você sabia que nem todas são iguais?
Água mineral ou água potável?
As águas minerais são obtidas diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Elas não contêm adição de sais e são naturalmente mineralizadas, ou seja, possuem uma composição química diferente da água potável. Um dos fatores determinantes para que isso aconteça é a localização geográfica da reserva, que resulta numa combinação única de elementos. Uma vantagem relevante das fontes de água mineral é estarem distantes dos grandes centros, o que mantém a bebida protegida da influência humana e de possíveis contaminações.
“A água mineral Minalba, por exemplo, é obtida de uma única nascente, localizada a 1.700 metros de altitude na região serrana de Campos do Jordão (SP). Esse processo garante um controle rigoroso de qualidade e uma composição química consistente, o que proporciona uma experiência pura e saudável aos consumidores. A localização em uma área preservada no Parque Água Santa assegura que a água brote livre de contaminações, a uma temperatura constante de 19,5ºC e com um pH alcalino”, destaca Lucas Ferianci, diretor de Operações da Minalba Brasil.
A água tratada, por outro lado, é aquela que passa por processos de purificação em estações de tratamento para torná-la segura para consumo. Esse processo inclui a adição de cloro e flúor para eliminar microorganismos e proteger contra cáries dentárias. Embora segura, a bebida tratada não possui os mesmos benefícios que a mineral.
Quais são os benefícios da água mineral?
Por ser rica em sais minerais, a água mineral traz muitos benefícios. Alguns tipos, como as águas sulfurizadas, magnesianas ou alcalinas, são utilizadas como coadjuvantes no tratamento de diversas doenças, tanto pela ingestão quanto por banhos. Veja algumas curiosidades sobre cada composição:
Alcalinidade da água: Para o bom funcionamento do organismo, é fundamental a manutenção de um pH ideal, que no corpo humano é de 7,5.
Baixa quantidade de sódio: O sódio, quando consumido em excesso, pode causar retenção de líquidos e hipertensão. Algumas marcas, como a Minalba, têm baixíssimo teor de sódio.
Magnésio: Águas minerais de fontes magnesianas contribuem para reduzir a acidez do pH sanguíneo, fortalecer os ossos, reforçar o sistema imunológico e aprimorar o funcionamento do cérebro. Além disso, sua função laxante auxilia no funcionamento do estômago e do intestino.
Potássio: Ajuda a regular o nível de açúcar e de gorduras no sangue, facilitando o funcionamento do metabolismo, da circulação e das atividades renais.
Água naturalmente gaseificada: A maioria das marcas de água com gás é produzida com acréscimo artificial de gás, mas há também a água naturalmente gaseificada, mais leve e agradável para o consumo. Exemplos conhecidos incluem a francesa Perrier e a brasileira São Lourenço.
Banhos com águas minerais:
Não é apenas a ingestão de água mineral que beneficia a saúde. Banhos com água sulfurosa são benéficos para a pele e servem como tratamento para diversas doenças tópicas devido às suas propriedades cicatrizantes. Eles são indicados para pacientes com doenças reumáticas, problemas de articulação, laringite, bronquite, sinusite, colites e diabetes, graças à ação desintoxicante e à capacidade de estimular o metabolismo. Inclusive, em sua unidade mineira, a Minalba Brasil oferece banhos terapêuticos por meio do Balneário SPA São Lourenço, localizado no Parque das Águas de São Lourenço (MG).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA ANTUNES
carolina.antunes@fsb.com.br