O setor lácteo brasileiro, terceiro maior produtor mundial de leite, vive um momento de crescimento impulsionado pelo aumento do consumo per capita de leite e laticínios. Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNAP), o consumo de leite no Brasil cresceu 3,5% em 2022, alcançando 138,5 litros por pessoa ao ano. O país ainda se destaca como maior produtor de iogurte da América Latina com um consumo de 6,7kg por ano, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Essa tendência, aliada à busca crescente por produtos de qualidade e saudáveis, abre um cenário promissor para as empresas do setor. Nesse contexto favorável, a Trevo Lácteos, uma das maiores empresas de laticínios de Minas Gerais, se destaca como um exemplo de sucesso e inovação. Desde a entrada da Erhmann, gigante alemã do ramo de laticínios, que adquiriu 51% da empresa em 2018, a Trevo não para de crescer. No ano passado, quando adquiriu 100% da indústria mineira, a Erhmann investiu pesado em modernização da fábrica, lançamento de novos produtos, expansão da equipe e abertura de novos mercados.
No começo deste ano, a Trevo Lácteos recebeu R$ 100 milhões em investimentos em maquinários, parque fabril, novos produtos e estratégia de expansão para o estado de São Paulo. Até o fim de 2024, a Trevo Lácteos projeta um crescimento de 100% em relação a 2018 e um faturamento que deve chegar a R$ 400 milhões. A meta é de chegar ao faturamento de R$ 1 bilhão até 2027 e se consolidar como uma das maiores do setor no país.
“A parceria com a Erhmann trouxe à Trevo expertise em gestão, tecnologia e inovação. A marca pretende ser uma das maiores do país na sua área de atuação. Estamos levando a Trevo Lácteos para grandes mercados, como o de São Paulo. A Trevo já é parceira do Extra e Assaí no estado e planejamos crescer ainda mais para estarmos entre os principais players no varejo nacional”, comenta Guilherme Gama, CEO da Trevo Lácteos.
Tradição
Com mais de 30 anos de história, a Trevo Lácteos se consolidou como uma das principais empresas de laticínios de Minas Gerais. Fundada em 1986 em Lagoa da Prata, no centro-oeste mineiro, a Trevo Lácteos surgiu como uma empresa familiar que apostou na tradição de produção de queijos no estado.
A Trevo iniciou sua trajetória com uma pequena fábrica que logo se mostrou insuficiente para atender à crescente demanda. A empresa lançou inicialmente a marca Rural e depois a Trevo. Em 2000, expandiu suas operações para a cidade de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde construiu uma moderna fábrica para produção em larga escala.
Inovação
Sempre em busca de oferecer sabor e uma excelente experiência sensorial, a Trevo Lácteos foi a primeira indústria a produzir iogurte grego no Brasil, com o lançamento de sua marca Apreciare em 2010. A Trevo também inovou ao trazer para o mercado o skyr, produto lácteo similar ao iogurte, isento de gordura e com poucas calorias, mas com o dobro de proteínas de um iogurte comum. Além disso, foi a primeira a oferecer Kefir, um alimento probiótico que auxilia na flora intestinal.
Com o início da parceria com o grupo alemão Erhmann, a Trevo inicia um salto histórico na sua trajetória. A empresa, que atualmente tem capacidade de produção de 5 mil toneladas/mês de leite fermentado, deve chegar ao final do ano com 6,2 mil toneladas. A previsão é de que até 2026 esse número chegue a 7,5 mil toneladas. A Trevo Lácteos também ampliou seu portfólio de produtos, lançando a linha de sobremesas lácteas com itens como pudim, brigadeiro e beijinho de colher e sobremesa dupla de chocolate.
Assinando as marcas Apreciare, Trevo, Trevinho Kids, Pulsi e Rural, a Trevo oferece ao mercado um mix de mais de cem produtos derivados do leite: iogurtes, bebidas lácteas, leite fermentado, petit suisse, requeijão e sobremesas.
Futuro
Atualmente, a Trevo Lácteos está presente em mais de 10 mil pontos de vendas em todo o sudeste do país, além de Brasília, Goiás, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso. Com 55% das suas vendas concentradas em Minas Gerais, a empresa tem planos de expansão para o estado de São Paulo. “A expectativa é ampliar a nossa carteira de clientes, assumir a excelência no atendimento e chegar a 35% das nossas vendas nesta região”.
Com a nova gestão, a Trevo traça metas ambiciosas para o futuro. A empresa quer se tornar a quarta maior marca nacional de laticínios nos próximos anos e alcançar R$ 1 bilhão em faturamento. Para isso, a Trevo investirá em pesquisa e desenvolvimento, lançamentos de novos produtos e expansão para outras regiões do país.
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CÍNTIA NEVES SILVA
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