As razões para fazer uma pausa na carreira variam e refletem diferentes fases da vida. O esgotamento profissional (burnout) é um motivo comum, onde o estresse e a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal exigem um tempo para recarregar as energias. Outros profissionais pausam para se dedicar a questões familiares, como cuidar de filhos ou apoiar parentes.
Recentemente, o cantor Zé Neto anunciou que ficará 90 dias fora de suas atividades para tratar depressão. Já o também cantor Luan Pereira ainda não retornou aos palcos após passar mal em show em Barretos (SP) por crises de ansiedade.
“Os motivos que levam a uma pausa na carreira são variados. Em alguns casos, acontece de forma repentina. Em outros, é possível fazer um planejamento para se afastar sem ser esquecido pelo mercado”, comenta Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho.
A seguir, veja como se planejar para que a pausa na carreira aconteça de forma leve:
Avalie os motivos
Isso ajuda a estabelecer objetivos claros para o período, como autodescoberta, desenvolvimento pessoal ou cuidar de necessidades familiares. Ter essa compreensão também facilita a explicação da decisão para empregadores e contatos profissionais, “garantindo que sua pausa seja vista como um movimento estratégico, e não como uma fuga”, explica Wanderley Cintra Jr..
Atente-se às finanças
O planejamento financeiro é um dos pilares de uma pausa bem-sucedida na carreira. Porém, também é prudente considerar a possibilidade de fontes alternativas de renda, como trabalhos freelance ou consultorias. “Ter essa segurança financeira dá tranquilidade para focar no que realmente importa durante esse tempo”, destaca Wanderley Cintra Jr..
Avise com antecedência
Explique à sua cadeia profissional os motivos, deixando claro que essa pausa é uma escolha consciente e temporária. Negocie os termos da sua saída, incluindo a possibilidade de retorno ou uma transição suave. No ambiente familiar, garanta que todos entendam e apoiem sua decisão, preparando-se para o impacto que essa pausa pode ter no cotidiano. “Uma comunicação transparente ajuda a manter portas abertas e facilita a reintegração futura” diz Wanderley Cintra Jr..
Tenha um prazo
Decida com antecedência o tempo que pretende ficar afastado e planeje atividades que ajudem a atingir os objetivos, seja viajar, estudar, passar tempo com a família. Dividir esse tempo em etapas ou marcos pode ajudar a manter o foco e evitar que a pausa se torne indefinida. “Um cronograma claro também facilita a transição de volta ao mercado, pois a pessoa estará consciente de suas realizações e pronta para o próximo passo”, afirma Wanderley Cintra Jr..
Mantenha sua rede de contatos
Participe de eventos e mantenha os perfis em redes sociais profissionais atualizados. Conectar-se com colegas do ramo e até mesmo buscar mentores pode ser valioso. “Dessa forma o profissional não será esquecido, podendo até mesmo receber novas oportunidades de trabalho que se alinhem com os novos interesses ou habilidades adquiridas durante a pausa”, finaliza Wanderley Cintra Jr..
Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.
Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, Valor Econômico, Você S/A, SBT, Você RH, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, ambiente corporativo, dentre outros temas.
Para mais informações, acesse: https://www.wanderleycintra.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
leonardo.guariso@gcomunicacao.com