O Futuro do Mercado de Panificação, as tendências e oportunidades para o segmento industrial foram debatidos em evento realizado neste segundo semestre na sede da MasterSense. O encontro em Jundiaí, interior paulista, teve a participação de especialistas no mercado de alimentos e representantes do setor.
A MasterSense é uma food design que oferece aromas e ingredientes com inovações tecnológicas, aplicadas de acordo com a demanda do fabricante e necessidades dos players do setor. Entre elas, soluções intensificar o sabor, melhorar a textura entre muitas outras tecnologias;
Na abertura do evento, o CEO da MasterSense, Gustavo Assis, disse que é preciso “entender as tendências no setor de panificação e buscar acessibilidade, pois esta é uma categoria de produtos de alta recorrência nos lares”.
A analista sênior da Mintel especializada em alimentos e bebidas Latam, Ana Paula Gilsogamo, destacou que para a maioria dos consumidores do Brasil e América Latina, “o alimento feito em casa ainda é visto como mais saudável” e esta percepção se aplica principalmente ao pão francês.
De acordo com a palestrante, pesquisa da Mintel feita em março deste ano mostra que “47% das pessoas preferem a textura do pão da padaria em vez do embalado, sendo que apenas 10% evitam o pão francês e optam pelo industrial, em razão da maior durabilidade”.
Uma das tendências mostradas pelo estudo é que entre 29% e 31% dos consumidores querem panificados que contenham ingredientes naturais, baixo teor de gorduras e de calorias. Mulheres a partir dos 55 anos são o principal público dos pães integrais, por serem mais focadas na questão da saudabilidade.
Outro dado interessante é que o lanche da tarde tem ganhado força em relação a pesquisas anteriores. Para a especialista da Mintel, os fabricantes podem inovar em misturas para bolos, por exemplo, com a oferta de novos sabores e ingredientes especiais, a um custo acessível, para o preparo em casa.
Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos fora do lar deverá crescer de 6% a 9% em 2024 e 2025, como apontou em sua apresentação o consultor especializado no mercado de food service, Sérgio Molinari. O professor e palestrante disse que “é preciso que o setor de panificação tenha estratégias e ações robustas para ganhar participação nesse mercado”
Molinari lembrou que o Brasil é um país fragmentado, com centenas de pontos de venda independentes. “As 20 maiores redes de food service representam menos de 10% do total, enquanto um grande número de restaurantes, lanchonetes e hamburguerias utilizam pães, além das próprias padarias”, acrescentou ele.
A anfitriã MasterSense apresentou ingredientes inovadores para exaltar o sabor e o aroma de pães e bolos, obter a consistência e a aparência desejadas. O objetivo é levar ao mercado um produto saboroso, capaz de despertar as características sensoriais dos consumidores, que seja ao mesmo tempo saudável.
Tiago Pusas, vice-presidente da MasterSense, destacou a importância do setor de panificação para a economia mundial e reforçou que a questão do perfil nutricional é o grande desafio desse mercado. Na avaliação de Pusas, “há muita oportunidade na linha de produtos com baixo teor de açúcar e redução de sódio, para ampliar a entrega de alimentos mais saudáveis”.
Sobre a MasterSense
A MasterSense fornece soluções em ingredientes e aromas que aprimoram os produtos para a indústria de alimentos e bebidas. Tudo isso, alinhado às principais tendências globais de mercado, garantindo um portfólio completo para diversas aplicações alimentícias e necessidades do consumidor.
É distribuidora oficial de marcas reconhecidas internacionalmente e atua em todo o território nacional, América Latina nos países Bolívia, Chile, Colômbia e México, e América Central, levando conhecimento, inovação e tecnologia em ingredientes e aromas para milhares de indústrias alimentícias nos mais diversos segmentos.
Com uma estratégia centrada em seus clientes, a MasterSense alia soluções competitivas e inovadoras, com um modelo eficiente que gera valor para todos os segmentos e portes de clientes.
Aliando investimento em infraestrutura com uma equipe altamente qualificada, a MasterSense é reconhecida por seus clientes como uma empresa inovadora e parceira ideal para participar de seus principais projetos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIEGLIND EIKMEIER
sig@targetsp.com.br