São Paulo (SP), junho de 2024: O dia da segurança dos alimentos é celebrado em 07 de junho. A data evidencia a importância de cuidar e evitar o consumo de alimentos contaminados. Criada em 2018, a iniciativa fortalece os esforços para reduzir o risco de doenças transmitidas pelos alimentos e garantir que a ingestão deles seja segura. Com foco neste tema, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi de Aguiar, ensina como cuidar dos alimentos no dia a dia e se prevenir de intempéries.
Lave as mãos: pode parecer uma informação desnecessária e que já faz parte da rotina das pessoas. Porém, é importante reforçar quão importante lavar as mãos é para a saúde, principalmente ao manusear e preparar os alimentos. Muito além de higienizar as mãos antes da refeição, também é indispensável sempre realizar a lavagem após tocar em animais, usar o banheiro e antes da amamentação, por exemplo.
Armazenamento dos alimentos: para manter a saudabilidade dos insumos, é imprescindível armazená-los de forma correta. Ovos de galinha, por exemplo, devem ser lavados em água potável, um por vez, antes de serem consumidos. Alimentos cozidos precisam ser mantidos em temperatura adequada antes do consumo. Se alimento estiver congelado ou refrigerado, o ideal é que seja descongelado em refrigeração até 4ºC. Já alimentos perecíveis devem permanecer em temperatura ambiente somente durante a preparação, devendo ser armazenados na geladeira.
Etiquetas de validade e demais informações: é de suma importância verificar a data de validade dos alimentos. Não consuma produtos que passaram do prazo estipulado pelo fabricante. Além disso, durante a compra de tais itens, observe o acondicionamento, a aparência, a consistência e o odor. Também é necessário se atentar ao local de armazenamento nos supermercados. Evite adquirir produtos que estejam no chão e opte por aqueles que estejam fora de alcance de roedores e insetos. No caso de latas, sempre priorizar as que não estejam amassadas, pois isso evita doenças como o botulismo.
Hipoclorito de sódio: frutas, verduras e legumes devem ser higienizados com antecedência por meio de uma solução de hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária, diluído em água. Esta ação elimina vírus, fungos e bactérias que podem ser encontrados nestes alimentos. A proporção é de uma colher de sopa (em torno de 15 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Deixe na solução por aproximadamente 15 minutos e após lave em água corrente, antes de utilizar como salada ou para o preparo de diversas receitas.
“Para aquelas pessoas que preferem se alimentar fora de casa, a dica de ouro é buscar por restaurantes que sejam referência no mercado de alimentação, como o Divino Fogão, que segue a legislação da vigilância sanitária e prepara todas as refeições diariamente, evitando assim a contaminação e o mal acondicionamento dos alimentos. A segurança alimentar deve ser uma preocupação constante para a população, pois é dessa forma que evitamos doenças causadas pela má manipulação dos alimentos e garantimos uma saúde adequada, além de refeições frescas”, finaliza Jéssica.
Sobre o Divino Fogão:
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
marcela@dfreire.com.br