Com projeção de crescimento de 15% ao ano até 2028, em todo mundo, as fintechs são a ‘bola da vez’, segundo pesquisa global realizada pela McKinsey. Após transformarem mercados tradicionais como o de pagamentos, as startups têm tido papel fundamental na mudança de consumo dos brasileiros, que têm optado cada vez mais pelo uso de cashback e cupons. Dados do Sebrae mostram que quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas deste tipo no país.
Com estratégias que envolvem a personalização e a oferta de recompensas, as ferramentas podem impulsionar a atração de novos clientes e fidelizar para futuras compras. O uso deve evoluir à medida que novas tecnologias e estratégias de marketing são desenvolvidas e implementadas. Com o mercado em expansão e o avanço de aplicativos móveis, o impacto sobre a jornada de compra dos clientes é notável, o que abre oportunidades para as fintechs.
As empresas podem adotar diversas estratégias para trabalhar com essas ferramentas e impulsionar suas vendas. Uma das possibilidades é propor parcerias com varejistas, para oferta de cashbacks e cupons aos clientes que usam seus serviços para fazer compras. Elas podem ser integradas aos aplicativos ou plataformas das fintechs para facilitar o acesso e o resgate dos benefícios.
Outra estratégia interessante é criar campanhas promocionais conjuntas, em que os clientes recebem cashback ou cupons especiais ao utilizar os serviços da fintech para fazer compras em varejistas parceiros, agregando valor aos serviços e aumentando a satisfação.
Os programas de fidelidade que beneficiam os clientes com cashbacks e cupons para usar regularmente seus serviços financeiros podem oferecer recompensas com base em gastos, transações ou outros comportamentos específicos dos usuários. É fundamental entender o público-alvo e oferecer a ele o que mais faz sentido, também é importante ter clareza quanto aos objetivos e determinar o que alcançar com o programa, como retenção de clientes, aumento de vendas para a marca parceira, etc. O programa pode ser baseado em pontos, descontos, brindes ou acesso exclusivo a serviços.
As fintechs também podem usar análises de dados e inteligência artificial para oferecer cashbacks e cupons personalizados com base no histórico de transações e preferências dos consumidores. Isso aumenta a relevância das ofertas e melhora a experiência do usuário. Os dados são uma fonte rica para compreender a jornada de compra dos clientes, seus comportamentos, necessidades e preferências financeiras, oferecendo produtos e serviços sob medida, como sugestões de investimento, opções de empréstimos com taxas personalizadas, recomendações de economia e orçamento, e até mesmo ofertas exclusivas em produtos financeiros específicos.
Os programas de indicação que incentivam os clientes a recomendar amigos e familiares para seus serviços, oferecendo cashbacks e cupons como recompensa, aumentam o engajamento e promovem o uso diferenciado no mercado. É de extrema importância simplificar o processo, facilitando a jornada para que os clientes existentes indiquem seus contatos, seja por meio de um link exclusivo, um código de referência ou um formulário simples de preenchimento. Oferecer recompensas adicionais para clientes que fazem múltiplas indicações ou que trazem referências de alta qualidade é uma boa forma de fortalecimento da ferramenta.
O marketing de performance é uma ferramenta poderosa para ajudar as fintechs em suas estratégias de cupons e cashback. Com ele, é possível auxiliar a medição precisa de resultados de desempenho das campanhas. Entre as métricas que podem ser acompanhadas estão o número de cliques, vendas geradas e o retorno sobre o investimento (ROI). Entender melhor como diferentes canais e táticas de marketing contribuem para as conversões, permite alocar recursos mais eficientes e possibilita realizar ajustes rápidos e precisos em tempo real. A parceria com uma rede de afiliados permite alcançar maior público, receber insights, otimizar o desempenho das campanhas e expandir o alcance para novos clientes, de forma eficiente.
*Salomão Araújo é formado em Comunicação Digital pela Unip e em Negócios e Marketing pelo Australian Pacific College. Nascido no Guarujá, São Paulo, possui MBA em Gestão de Comunicação de Mercado pela Esamc e concluiu cursos de treinamento executivo em Liderança, Gestão e Negociação pela FGV e Gestão Comercial pelo Insper. Atualmente é VP Comercial da Rakuten Advertising
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