No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Biscoito e não importa como você prefere chamar: biscoito ou bolacha. O fato é que eles estão presentes em 99% dos lares brasileiros em suas mais variadas formas, desde maizena, rosquinhas, salgados, cracker, recheados, wafer e até em formatos mais premium em combinação com o chocolate.
Segundo Adriano de Freitas, Gerente da fábrica de Biscoitos da Arcor de Campinas (SP), o termo técnico correto é biscoito, já que ele tem origem do latim e significa duas vezes cozido. Além disso, de acordo com pesquisas históricas, esta foi a primeira palavra a entrar no vocabulário da Língua Portuguesa, antes de bolacha. Entretanto, Freitas admite que os dois termos estão corretos e seguem a cultura de cada região. “Segundo historiadores, os gregos combinavam mel, leite e canela à receita do pão egípcio, criando uma receita deliciosa de biscoito”, comenta.
Conheça sete curiosidades sobre os biscoitos ou bolachas, se é assim que você nomeia:
·Farinha, açúcar, gordura, aromas e fermento são os principais ingredientes utilizados na fabricação dos biscoitos;
·O biscoito que mais demora para ser produzido é o tipo água e sal / cream cracker, já que a sua massa precisa passar por um longo processo de fermentação para só depois seguir para o processo industrial;
·A crocância dos biscoitos cream cracker está diretamente ligadas a quantidade de dobras que sua massa passa ao longo do processo produtivo;
·A massa que produz os biscoitos tipo wafer é líquida e passa por altas temperaturas para poder chegar nas camadas intercaladas de recheio;
·Os biscoitos recheados são os mais comercializados, representando cerca de 57% do volume de produção;
·A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) foi quem criou a data em 2016;
·Segundo a ABIMAPI, 80% dos adultos consomem algum tipo de biscoito diariamente, ou pelo menos semanalmente, e é o consumo preferido de 78% durante o trabalho.
Além da fábrica de Campinas, a Arcor possui uma unidade fabril dedicada à produção de biscoitos em Contagem (MG). Por lá, a marca Aymoré é líder na categoria e segue em constante expansão de portfólio, este ano, em comemoração ao centenário da marca, foram lançados mais seis tipos de biscoitos, entre cookies, caramelizados e com cobertura de chocolate.
As duas fábricas são responsáveis por produzir mais de 52 milhões de pacotes de biscoitos por mês das marcas Triunfo, Tortuguita, Cereal Mix, Salpet, Danix, Passion e Aymoré que são distribuídos para todo o Brasil e mais 20 países.
SOBRE A ARCOR
A Arcor é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e uma das líderes nas categorias de chocolates, guloseimas e biscoitos na América Latina. Já ouviu falar de Tortuguita, Triunfo, Butter Toffees, 7Belo, Bon o Bon, Amor, Aymoré, Passion, Cereal Mix, Salpet, Big Big, Plutonita, Poosh!, Arcor Gelatinas, Topline, Flics, Kids, Rocklets e Aerado? Tudo isso é Arcor!
Somos reconhecidos pelas nossas marcas icônicas que levam momentos mágicos à vida e à mesa dos brasileiros, sendo referência mundial em sabor e qualidade.
Com 70 anos de história, temos origem argentina, e estamos presentes no Brasil há 40 anos. Conheça mais sobre nós em @arcordobrasil (Instagram e Facebook) e no site www.arcor.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PRISCILLA FIDALGO MORAIS PEREIRA
prifidalgo22@gmail.com