Data especial para milhões de casais no Brasil, o Dia dos Namorados representa também uma oportunidade para ampliar as vendas e promover novas opções de produtos e serviços ao mercado, especialmente nos canais de vendas digitais. A depender do desempenho dos anúncios, os números corroboram essa tendência.
Segundo a Criteo, a companhia global de commerce media, o número de cliques em ofertas anunciadas on-line no Dia dos Namorados de 2023 aumentou 10% em relação ao ano anterior. Esse aumento também se refletiu no faturamento total do comércio eletrônico na última sazonalidade, que registrou vendas totais 13% maiores do que em 2022.
O crescimento foi observado no segmento de varejo geral, com 3,1% a mais de vendas. No entanto, o maior destaque foi um salto de 8,2% nas compras de presentes do segmento FTO (Fashion-Toys-Others), categoria que reúne uma gama de produtos de uso pessoal, que inclui desde roupas, calçados e brinquedos até produtos de higiene e beleza.
Por categorias de produtos, os itens mais comprados no período foram celulares, seguidos por calçados e eletrodomésticos, conforme os dados da Criteo. Os maiores aumentos foram sentidos, mais uma vez, por ‘celulares e smartphones’, em primeiro lugar, grupo com aumento significativo de 29%, e ‘bolsas e mochilas’, na sequência, registrou alta de 21%. Em seguida, vieram os segmentos de entretenimento, com elevação de 13% no desempenho, e o segmento de mídia, com resultados 9% melhores.
A maior parte das compras foi realizada a partir de aparelhos celular, que foram utilizados em 69% das transações durante a sazonalidade de 2023. A competitividade no e-commerce também aumentou no período, que atraiu investimentos em publicidade online 3% maiores.
O aumento de vendas e de cliques durante o Dia dos Namorados de 2023 indica um apetite maior dos consumidores por presentear parceiros na data. Para aproveitar ao máximo a sazonalidade de 2024, profissionais do marketing devem operar campanhas always-on, de forma a alcançar, com eficiência, os consumidores com maior potencial de conversão.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
lucas.martos@sherlockcomms.com