Crédito: Jhony Tavares (@sagaz.tvrs)
Legenda: O prêmio foi recebido pelo professore designer gráfico, Raul Guilherme, irmão de Dríade.
No último sábado, 1º de junho, o Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, Mato Grosso, foi palco da terceira edição do Prêmio Jejé de Oyá – Exaltando Nossas Cores. A noite de gala celebrou o protagonismo negro em diversas áreas de atuação, homenageando personalidades que se destacam por sua luta, resistência, criatividade e empreendedorismo.
Entre os premiados da noite, a jornalista Dríade Aguiar, representante da Mídia Ninja, foi duplamente laureada na categoria de Comunicação e Jornalismo, conquistando tanto o voto do júri popular quanto o do júri técnico. Este reconhecimento ressalta a importância do trabalho de Dríade na valorização e promoção da cultura negra e na defesa de uma comunicação inclusiva e democrática.
Ao saber do prêmio, Aguiar ficou honrada: “Fico muito feliz e honrada em ver meu trabalho reconhecido em Cuiabá, Mato Grosso, um dos lugares mais importantes da minha vida. Esse reconhecimento é especialmente significativo para mim, pois, através do trabalho com a Mídia Ninja, ganhei o mundo. Cuiabá moldou minha visão de comunicação e direitos humanos, influenciando todas as histórias que contamos na Ninja. Estou muito contente em receber este prêmio, tanto pelo voto popular quanto pelo júri técnico. Agradeço imensamente e seguiremos trabalhando para contar mais histórias que mostrem o quanto Cuiabá é importante para o mundo.”, declarou.
A cerimônia foi marcada por emocionantes apresentações musicais, começando com o quinteto composto por Leny Nobre, Anselmo Parabá, Jasmyne, Sophie e Day, que encantaram a plateia com a apresentação da música “Tudo que Nóis Tem é Nois”, de Emicida. Ao longo da noite, outras apresentações vibrantes mantiveram a energia do evento, culminando com a atuação do Coro Experimental de MT, sob a regência de Jefferson Neves, vencedor da categoria Performance Artística.
Os cerimonialistas Elias Neto e Taís Paula conduziram a noite com maestria, enquanto convidados especiais, como Vera Capilé e Waldir Bertúlio, anunciaram os vencedores das dez categorias. Os homenageados, incluindo figuras como Adenir Cardoso e Dona Matilde Da Silva, compartilharam palavras de afeto e motivação, destacando a importância do reconhecimento de suas contribuições.
A premiação foi organizada pela Bemtivi Academia de Arte e pela Assembleia Social/ALMT, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Sicredi Ouro Verde e Bom Futuro. O evento também contou com apoio do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Instituto Memória/ALMT, Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB/MT, Goiabeiras Shopping e Flor de Coco Doces Artesanais.
Após a cerimônia, a celebração continuou com apresentações de artistas locais e uma feira gastronômica no estacionamento do teatro, proporcionando uma noite inesquecível para todos os presentes.
O Prêmio Jejé de Oyá, que homenageia José Jacintho Siqueira de Arruda, conhecido como Jejé de Oyá, reconhece e celebra a diversidade e o talento da comunidade negra em Cuiabá e no Estado de Mato Grosso. Para mais informações sobre o evento e futuras edições, siga @bemtiviacademiadearte no Instagram.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELY NEVES DE ASSIS ARAGAO
snahafaki@gmail.com