A Supera Farma deu mais um importante passo em direção à equidade de gênero na empresa. A farmacêutica foi inovadora ao lançar um programa de Mentoria Feminina para as 186 mulheres que atuam como propagandistas na Supera, com o objetivo de garantir ferramentas para o desenvolvimento profissional de cada uma delas e para promover a valorização individual e coletiva no âmbito do trabalho.
O programa, cuja participação foi voluntária, contou com 152 mulheres que concluíram os quatro módulos da capacitação, engajamento que representa cerca de 80% do time feminino da força de vendas da Supera. Comandado pela psicóloga Marcia Sales de Oliveira Longaretti, especialista em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Coach e Mentora Executiva, a mentoria teve início em agosto e foi concluída em dezembro de 2023.
“Este movimento é parte de um processo de mudança cultural na Supera Farma e na sociedade, em prol da equidade de gênero e consequentemente na conquista de melhores resultados, pois é comprovado que a valorização da diversidade, além de necessária, gera ganhos em todos os aspectos”, comenta Ana Carolina Tubertini Colli, Gerente Executiva de Recursos Humanos, Comunicação e ESG, da Supera Farma.
De acordo com Colli, o diferencial do programa implementado na Supera Farma foi estender o convite da Mentoria Feminina para todas as mulheres de sua força de vendas. “Falamos de um grupo que reúne profissionais de norte a sul do Brasil. A iniciativa demonstrou nossa grande intenção em ampliar o número de mulheres nas funções na liderança no setor ou destacá-las em sua melhor versão como propagandistas”, aponta.
O programa de Mentoria Feminina não apenas revela um compromisso tangível da Supera com a equidade de gênero, mas também catalisa o empoderamento das mulheres dentro do ambiente profissional. Ao capacitar suas colaboradoras, a empresa oferece ferramentas para o desenvolvimento individual de cada uma delas, mas também cria um espaço onde experiências, desafios e sucessos podem ser compartilhados e discutidos de maneira aberta e colaborativa, incentivando o protagonismo em suas carreiras e desejos de desenvolvimento.
Resultado que se vê na prática
O desenrolar da Mentoria Feminina também trouxe a gratificante notícia da promoção de uma de suas participantes, feito celebrado que contribuiu para criar um ambiente de negócios mais dinâmico e diverso. Funcionária da Supera Farma desde 2015, a carioca Nathalia Gomes Da Silva Leite conquistou a vaga de Gerente Distrital (GD) em outubro de 2023, por meio de processo seletivo interno. “A mentoria contou com um ambiente de muita troca entre as mulheres. Percebemos dificuldades comuns a todas em nosso dia a dia profissional, o que colaborou para a conexão do grupo. Esta oportunidade me motivou a buscar o crescimento que almejava em minha carreira”, revela Nathalia.
A iniciativa fortaleceu a confiança e a competência das mulheres envolvidas, além de ter possibilitado uma cultura organizacional que reconhece e valoriza o talento e o potencial das mulheres. Este ano, a empresa ampliou sua força de vendas e novas vagas de liderança surgiram, bem como a ascensão de outras três profissionais na força de vendas da Supera Farma. Novamente por meio de processo seletivo interno, Fernanda Tucci Teodosio, Leila Cristina De Andrade Vicente e Nichaely dos Santos Pinheiro assumem como Gerentes Distritais em suas regiões – em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, respectivamente.
“Toda a empresa abraçou este olhar intencional para promover o protagonismo feminino em nossa força de vendas, que contava com apenas 17% de sua base de vendas ocupada por mulheres, número que chamava atenção quando pensamos em diversidade e equidade”, conta Erika Belltrame Celline, Gerente Distrital na Supera Farma, a última profissional mulher que havia sido promovida de propagandista ao cargo de Gerente Distrital há oito anos.
Agora, as recém-promovidas à gerência terão a oportunidade de seguir com um programa de mentoria individual voltado para suas lideranças. Com as metas de contratações de mulheres e as mentorias, hoje elas representam 30% do quadro total de vendas na Supera Farma, que busca fortalecer sua cultura organizacional para estabelecer a igualdade entre homens e mulheres com base no reconhecimento das necessidades e características próprias de cada gênero. Vale ressaltar que como política da companhia não ocorrem contratações de pessoas de fora da organização para a ocupação de Gerências Distritais e que há equidade salarial em relação ao cargo.
Sobre a Supera Farma – Joint venture inédita no mercado nacional, atua com gestão compartilhada para a promoção e comercialização de medicamentos estabelecidos, referência e inovadores. Fundada em 2011 pelos laboratórios nacionais Cristália e Eurofarma, atualmente conta com 900 colaboradores e possui escritório em São Paulo, além de um centro de distribuição em Pouso Alegre/MG.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Néliane Catarina Simioni
nelianesimioni@booxcomunicacao.com.br