A São Paulo Burger Gourmet by Restaurant Week caminha junto com a solidariedade e atua como agente de transformação social a partir de parcerias com instituições beneficentes. Em sua 7ª edição, o festival, que teve início em 23 de maio, acontece até 23 de junho em 50 hamburguerias selecionadas da capital paulista, São Bernardo do Campo e Santo André. Neste período, os apreciadores de hambúrguer poderão desfrutar de criações exclusivas e diferentes acompanhamentos por um valor fixo de R$39,90 o menu tradicional e R$49,90 o plus no almoço e/ou no jantar.
De acordo com o idealizador da Burger Gourmet, Fernando Reis, durante o festival os chefs são convidados a criar novos sabores e texturas, com a ideia de gourmetizar uma experiência rotineira, mas que já é tendência em todo Brasil e atrai cada vez mais fãs para as hamburguerias. “A expectativa é que sejam vendidos cerca de 34 mil burgers gourmets durante a edição – o que ativa positivamente a economia da cidade. A média de vendas é de mais de 900 burgers por estabelecimento durante um mês, com ticket médio de cerca de R$58,00. Ao final do festival, as hamburguerias participantes devem movimentar mais de R$ 200 mil”, explica Fernando.
A ação social acontece com o incentivo das hamburguerias aos clientes para a doação de R$2,00 por burger gourmet consumido para a organização sem fins lucrativos Chef Aprendiz, que capacita jovens a partir dos 17 anos através da gastronomia e de práticas de desenvolvimento humano
“É muito importante para nós, que fomentamos o mundo da gastronomia, ajudar a criar novos chefs e impactar a vida de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao aproximar, principalmente, as crianças e os adolescentes de boas oportunidades, preenchendo os períodos com atividades e práticas saudáveis, contribuímos para que eles se tornem mais autossuficientes, também melhorando as condições das famílias e das comunidades nas quais estão inseridos,” explica o, idealizador da São Paulo Burger Gourmet, Fernando Reis.
Sobre o Chef Aprendiz
O projeto atua desde 2015 em São Paulo e na Grande São Paulo de modo itinerante, e, desde então, já formou 209 jovens. Ao proporcionar formação profissional, o projeto busca abrir portas para os participantes, conectando-os com oportunidades de emprego em restaurantes e outras instituições gastronômicas parceiras.
Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, gestão emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e suporte psicológico para a vida e o mercado de trabalho. Atualmente, mais de 66% dos jovens formados pelo projeto estão empregados, e outros tantos estão em processo de contratação ou entrevistas de trabalho.
“Desde a nossa primeira edição, realizada por meio de financiamento coletivo, vimos a força que a sociedade civil tem ao se unir em prol de uma causa. Hoje temos uma rede fortalecida que investe junto com a gente no potencial humano, diminuindo os abismos que enfrentamos em nosso dia a dia. Ser o projeto social beneficiado pela 32ª São Paulo Restaurant Week nos dá a possibilidade de aumentar a nossa rede, tanto com restaurantes que participam conosco da capacitação de centenas de jovens, quanto com milhares de pessoas que se deliciam durante o festival gastronômico,” afirma Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.
As aulas acontecem no contraturno escolar, e contam com a participação de Chef convidados e especialistas em suas respectivas áreas, que compartilham seus conhecimentos com os participantes. Uma competição final encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes, além de avaliá-los pedagogicamente, oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira na cozinha. Saiba mais em chefaprendiz.com.br e @chefaprendiz.
Imagem: Projeto Chef Aprendiz. Crédito: Felipe Castellari
Produtores Gaúchos Unidos
Em resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a plataforma Produtores Gaúchos Unidos surge para impulsionar a produção local de alimentos e ampliar o alcance dos produtos regionais, conectando os produtores diretamente com os restaurantes e comércios em todo o Brasil. A São Paulo Burger Gourmet também apoia essa causa e convida a todos – além das hamburguerias participantes – a conhecer, utilizar e divulgar a plataforma. Saiba mais: www.produtoresgauchosunidos.com e @produtoresgauchosunidos
Hamburguerias participantes
212 Burger, 60 minutos escape e Burger, Atlantis Burguer, Bite Box – INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, Bom Beef (Unidades Jardins, Shopping Boulevard Tatuapé, Shopping Market Place, Moema, Santo André, Vila Leopoldina e Vila Mariana), BurgUp!, Chips Burger, Come On Burger (Unidades Santa Cecília, Vila Mariana e Vila Olímpia), Ecully Charbon, Gran Via by Meliá Paulista, Hardys Burger, Ludus Luderia, Macondo Raízes Colombianas, Melts Gastrobar Mestre Cervejeiro – Pompéia, Novedad Tatuapé by Meliá, Rosso Burguer Pinheiros, Seven Kings (Unidades Moema e Perdizes), Snack Point (Unidades Alto de Pinheiros e Vila Leopoldina), Taverna Medieval, TGI Fridays (Unidades Morumbi Shopping e Pátio Paulista), The Bear Burger, The Circus Burger, Times Burger, Tradi (Unidades somente delivery: Vila Nova, Itaim Bibi e Lapa. Unidades no restaurante: Ipiranga, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Santana, Tatuapé e Vila Nova Conceição), Vinil Burger (Unidades Jardins, Pinheiros e Tamboré) e Vrau Smash Burger.
Confira os menus de cada hamburgueria e outras informações em www.burgergourmet.com.br
Serviço
7ª São Paulo Burger Gourmet
Data: 23 de maio a 23 de junho
Saiba mais em: www.burgergourmet.com.br e @burgergourmetbrasil #burgergourmet e #spburgergourmet
Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
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PRISCILA GOMES DA SILVA
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