Profissionais que desejam construir uma carreira sólida em grandes empresas no Brasil, muitas delas multinacionais, necessitam falar e escrever corretamente em outro idioma além do português. Isso porque muitas dessas companhias apresentam clientes e filiais em diversos lugares do mundo, dessa maneira, é certo que o profissional se verá, em algum momento de sua trajetória, diante de uma situação em que precisará se comunicar no idioma oficial desses países em que a empresa onde trabalha tem negócios.
Com décadas de experiência trabalhando no mundo corporativo, o engenheiro eletrônico, gerente de canais de vendas indiretas e autor do livro “A culpa não é do canal – 30 grandes erros que cometemos na gestão de vendas indiretas – e como evitá-los”, Denys Vojnovskis, sabe como ninguém da importância de saber se comunicar em outra língua para se obter sucesso nesse ambiente. “Estudar e já ser fluente em outro idioma logo no comecinho da minha carreira me abriu muitas portas”, relata.
Mas se engana quem acredita que Denys esteja se referindo ao inglês. Para ele, o idioma que mais usa e que ele acredita ser fundamental é o espanhol. “Quando pensamos em um segundo idioma, o primeiro que nos vem à mente e o primeiro da nossa lista de prioridades é o inglês. E assim acredito que deva ser. Trata-se da língua universal dos negócios, então ser fluente em inglês é mandatório para todos nós. Contudo, só o inglês não é mais suficiente. Arrisco a dizer que o espanhol passou a ser ‘quase’ tão importante quanto”, afirma.
Segundo o gerente de canais de vendas indiretas, a necessidade de saber se comunicar em espanhol pelos profissionais brasileiros em ambiente corporativo se justifica primeiramente por uma questão geográfica. “O Brasil é uma ilha com pessoas que se comunicam em língua portuguesa cercada por ‘hispanohablantes’ por todos os lados. Como somos os únicos, é natural que, se quisermos fazer negócios com nossos vizinhos, tenhamos que aprender a nos comunicar no idioma deles”, diz. Isso faz, então, com que a língua oficial dos negócios em LATAM seja o espanhol, destaca Denys.
Denys Vojnovskis, engenheiro e
autor do livro: “A culpa não é do canal”
Outro aspecto que contribui para que o idioma espanhol seja fundamental para o mundo dos negócios, de acordo com o engenheiro eletrônico, é o fato de muitas multinacionais que se estabelecem no Brasil utilizarem o escritório no país como sede latino-americana. Ou seja, o profissional brasileiro que atuar nesse escritório fará negócios com toda a América Latina e precisará dominar o idioma espanhol a fim de se comunicar sem grandes prejuízos com seus colegas, clientes e parceiros dos países vizinhos. “Assim, a lógica é simples: se o profissional não tiver fluência em espanhol, não será contratado para o cargo, e poderá deixar uma grande oportunidade passar”, afirma.
Mas, alerta Denys, o profissional deve ter ciência de que não se adquire fluência no idioma espanhol pelo simples fato de ter sido alfabetizado em português. “Infelizmente nós brasileiros temos a falsa impressão de que já nascemos com o nível intermediário em espanhol garantido, só por termos nascido no Brasil. Asseguro, por experiência própria, que isso não condiz com a realidade”, diz.
Da mesma forma, afirma o gerente de canais de vendas indiretas, uma curta passagem por algum país da América Latina não significa o domínio da língua espanhola. “Posso garantir que passar um final de semana em Buenos Aires, na Argentina, ou uma semana em Punta Cana, na República Dominicana, de férias, desdobrando-se para não passar fome com o seu portunhol risível, não tem nada a ver com fazer reuniões, apresentações e conversar, de verdade, em espanhol”, finaliza.
Sobre Denys Vojnovskis
Mais de 20 anos ajudando empresas de tecnologia a obter melhores resultados vendendo através de canais indiretos, com ampla experiência em recrutamento e integração de canais, desenvolvimento de programas de canais, treinamento e certificação de canais, planos de incentivo de vendas e todas as atividades relacionadas a vendas indiretas.
Possui mestrado em Administração (MSc) – Dissertação Final sobre Estratégia Competitiva/Estratégia de Marketing: “O conflito na relação fornecedor-revendedor e os efeitos no desempenho: uma análise para a Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil”.
Ficha técnica:
Subtítulo: A culpa não é do canal – 30 grandes erros que cometemos na gestão das vendas indiretas – e como evitá-los! l Autor: Denys Vojnovskis | ISBN: 978-65-00-80626-7 Formato: 15,7×23 cm | Páginas: 208 | Selo: publicação independente Gênero: Não-ficção (Marketing e Vendas)
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Patricia Jimenes
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